
Os estudantes que utilizam o transporte coletivo de Feira de Santana têm até o dia 31 deste mês, próxima segunda-feira, para renovar ou cadastrar o cartão que garante o direito à meia passagem. A informação foi reforçada pelo secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Sérgio Carneiro, que alertou sobre o prazo. Segundo ele, ainda restam mais de 4 mil beneficiários sem revalidar o cartão de passagem.
Atualmente, cerca de 10.865 estudantes utilizam o benefício diariamente. Apesar disso, até o dia 25 deste mês, apenas 4.750 estudantes haviam revalidado o cartão e 1.500 novos cadastros foram realizados.
“Então, 4.750 com mais 1.500, você vai ter aí 6.250 estudantes que fizeram. Estamos faltando agora, neste momento, para 4.615 estudantes que ainda não fizeram o seu cartão novo ou não revalidaram o seu cartão”, alertou Sérgio Carneiro.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o secretário fez questão de ratificar que após o prazo não será possível renovar ou tentar cadastrar o cartão de meia passagem, por isso é importante fazer a processo até o dia 31 para evitar transtornos.
“Quando chegar na semana que vem, eu não gostaria de ver essa galera ligando para reclamar, dizendo que não está conseguindo colocar o seu crédito de meia passagem, que não está passando nos ônibus, porque nós estamos há mais de um mês colocando no Instagram, colocando em todas as rádios, em entrevistas, televisões, em todas as redes sociais.”
O cadastro está sendo totalmente online através do site viafeira.com.br. Tanto para renovação, quanto para novos estudantes, o processo é o mesmo. Sérgio ainda reforçou que caso o estudante não faça a renovação dentro do prazo, não vai conseguir recarregar o cartão com o benefício da meia passagem. O processo realizado pela internet, é simples e pode ser feito de forma rápida.

“Se chegar o dia 31 e não revalidar, ele não consegue comprar o crédito de R$ 2,50, que é a meia passagem do estudante. Leva dois minutos para colocar o atestado de matrícula e a foto no site. A galera leva o dia inteiro no celular e não entra no site viafeira.com.br, tem todas as instruções lá”, pontuou o secretário.
Mobilidade em Feira de Santana
Além da revalidação do cartão estudantil, Sérgio Carneiro também abordou durante entrevista ao Acorda Cidade, outros aspectos da mobilidade urbana da cidade, como a incorporação de novos ônibus à frota e a manutenção das estações do BRT.
Segundo ele, Feira de Santana realiza cerca de 2.300 viagens diárias e cobre 30.000 km por dia.
“O nosso índice de quebra na zona sul é de 0,009% e na área norte, onde o piso é pior, vamos dizer assim, é de 0,17%. Também às vezes as pessoas reclamam da porta das estações do BRT. São três estações, aquelas portas abrem e fecham o tempo todo. Então, eventualmente, uma quebra. Mas nós temos câmeras de segurança nelas, em cerca de 15, 20 minutos, chega o pessoal para fazer a manutenção e consertar”, explicou.
Ainda segundo informações do secretário, nos últimos dias foram mais de 12 ônibus incorporados à frota das empresas Rosa e São João. “Tem ar-condicionado, 100% da nossa frota tem elevadores para cadeirantes. Nós colocamos aqueles adesivos, ‘Primeiro as Damas’, para que nós homens liguemos o ‘semancol’ e cedamos os lugares para as mulheres que estão em pé. Nossos rodoviários são treinados e requalificados pelo Sest Senat”.
Novos ônibus também foram implementados nos distritos da cidade, como Jaíba, que recebeu veículo com ar-condicionado e o distrito de Governador João Durval, que até então só era atendido por vans.
“Em breve, nós vamos redimensionar o escudo do Sistema de Transporte Alternativo e Complementar. É para aquelas localidades de baixa demanda, onde os ônibus não entram, não chegam. Então, vamos tentar ofertar um serviço melhor dessas vans, mais organizados, com GPS”, revelou.
Leia também: Prazo para renovação do cartão de meia passagem vai até dia 31 de março
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram