Mães relatam perda de vagas no CEB da Uefs após sorteio fora do previsto 

grupo de mães mulheres CEB Uefs
Foto: Paulo José / Acorda Cidade

Um grupo de mães alega que os filhos perderam vagas conquistadas através de um sorteio para o Centro de Educação Básica (CEB). Elas afirmam que após a divulgação dos contemplados, um segundo sorteio foi realizado sob a justificativa de falha no sistema, o que fez com que nomes já definidos saíssem da lista dos aprovados. A unidade é administrada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Sara Nascimento contou que, ao conferir o resultado do primeiro sorteio, ficou muito feliz em saber que havia conseguido uma vaga para a filha de apenas 4 anos. Com a confirmação da aprovação, ela cancelou a matrícula da criança na antiga escola.

“Eu já tinha até conversado com ela. Depois, veio a triste notícia da abertura de um novo sorteio, o que ampliou a quantidade de inscritos, fazendo com que a probabilidade de sermos selecionados novamente fosse praticamente zero. Estamos revoltadas com isso, queremos alguma posição, queremos as nossas vagas, queremos a vaga dos nossos filhos”, disse Sara.

CEB-Uefs
Foto: Redes Socias/Uefs

Nomes fora do sorteio

As mães afirmam que, ao procurarem representantes do CEB em busca de respostas, a justificativa apresentada para o novo sorteio foi uma inconsistência no sistema. Segundo elas, o centro informou que outras mães alegaram ter feito a inscrição, mas que os nomes dos filhos não apareceram nas listas do primeiro sorteio.

“Teve uma colega nossa que também falou que o nome da filha não estava. Porém, depois de alguns minutos, o nome dela apareceu na lista, ou seja, praticamente foi um erro de pesquisa. Precisava de tempo para poder carregar os nomes. Isso não é algo que justifique [a realização de um novo sorteio]”, afirmou Sara.

Crescimento da concorrência

Outro ponto levantado pelo grupo é que a realização do segundo sorteio permitiu que novas pessoas inscrevessem os filhos no processo, o que aumentou a concorrência e dificultou ainda mais a possibilidade de alunos contemplados no primeiro sorteio garantirem novamente as vagas. Para Luziane, o erro no sistema não deveria justificar a abertura de novas inscrições.

“Isso é um constrangimento para a gente. Porque eles alegam que foi um erro no sistema e abriram novas vagas? Para aumentar a concorrência? Teve outra mãe do nosso grupo que foi contemplada no primeiro sorteio, achando que a vaga estava garantida, também tirou a filha da escola, perdendo uma bolsa em uma escola particular. Fomos prejudicados. Eu quero uma resposta concreta e a prova que esse erro no sistema existiu”, disse Luziane.

Uefs
Foto: Ascom/Uefs

Para Marinete Carvalho, outra mãe que teve o filho contemplado no primeiro sorteio e que perdeu a vaga, o sentimento de incerteza a respeito do local onde as crianças vão estudar se mistura com a revolta diante da justificativa apresentada pelo CEB.

“Estamos lutando pelos nossos direitos. Nossos filhos foram aprovados. Trabalhamos o psicológico deles, porque já estavam cientes de que iam estudar no CEB e de repente, por um erro do sistema, os dados foram apagados? Ninguém apaga dados assim. Tem algo de errado aí, a gente quer justiça. Queremos nossas vagas”, declarou Marineide.

Um grande constrangimento

Para Sara, todo o processo de realização de um sorteio extra, que não estava previsto no processo de seleção do alunos, frustrou as expectativas das mães e gerou um grande constrangimento.

“A gente criou expectativa, eu já tinha publicado nas redes sociais. Agora fica uma vergonha, um constrangimento, é como se as pessoas estivessem rindo da gente. Sem contar que já nos programamos para não ter que pagar mensalidade, comprar livros e tudo mais”, concluiu Sara Nascimento.

O Que diz a Uefs ?

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) lamenta o ocorrido no processo de seleção para novos alunos do Centro de Educação Básica da UEFS (CEB-UEFS), marcado pelo cancelamento do primeiro sorteio eletrônico, realizado no dia 18/12/2024. A história do CEB sempre foi marcada pelo compromisso com a transparência e igualdade de condições, garantindo assim a imparcialidade dos seus processos seletivos.

O cancelamento do primeiro sorteio foi necessário devido à identificação de uma inconsistência no sistema de inscrições. A Coordenação de Seleção e Admissão (CSA-UEFS) realiza uma análise detalhada dos dados com o objetivo de evitar que um mesmo candidato tenha múltiplas inscrições, garantindo, assim, condições iguais para todos. Esse procedimento tem sido adotado com sucesso nas edições anteriores.

No entanto, nesta edição, houve a não inclusão de alguns candidatos homônimos durante a interação entre os dois sistemas: de inscrição e sorteio. Para assegurar a lisura no processo seletivo, tornou-se imprescindível reabrir as inscrições, permitindo que todos os candidatos confirmassem seus dados e a correta efetivação de suas inscrições. Acreditamos que a reabertura do processo seletivo, com a realização de um novo sorteio, foi a medida mais justa e democrática, visando minimizar os impactos causados aos candidatos que pleiteiam uma vaga no Centro de Educação Básica da UEFS (CEB-UEFS).

Reafirmamos nosso compromisso com as famílias que confiam na parceria CEB-UEFS e acreditam na proposta educacional desta instituição. Estamos empenhados em transformar este momento em uma oportunidade de fortalecimento institucional, certos de que, com o apoio e a compreensão de todos, seguiremos construindo uma trajetória de qualidade e confiança para a comunidade do Centro de Educação Básica da UEFS.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão do jornalista Gabriel Gonçalves

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Back To Top