Mães buscam vagas para matrícula dos filhos em escola estadual e enfrentam dificuldades

colégio rotary
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

As matrículas para a rede estadual de ensino se encerram nesta terça-feira (21), porém, alguns pais ainda enfrentam dificuldades para encontrar vagas em Feira de Santana. Na manhã desta segunda-feira (20), mães que estiveram no Colégio Estadual Rotary em busca de uma vaga saíram sem conseguir efetuar as matrículas nas séries de 2º e 3º ano.

dificuldade matrícula
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Elieda de Jesus Sampaio dos Santos não conseguiu a vaga para sua filha que está no 2º ano e teme que a jovem fique sem estudar este ano. “Eu vim aqui antes, eles disseram que a matrícula era pelo sistema do computador. Cheguei a matricular minha filha, e eles pediram que eu trouxesse a documentação. Agora, quando cheguei, o nome da minha filha está no sistema, mas eles disseram que não há mais vaga. Então minha filha vai ficar sem estudar?”, questionou.

dificuldade matrícula
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A mãe afirmou que não sabe o que fazer. “Acho uma falta de respeito; a gente passa a manhã aqui, consegue a matrícula, e eles falam que não há mais vaga”, disse.

Fabiane Santana, moradora do Papagaio, também esteve no colégio Rotary nesta manhã para tentar matricular seu filho, mas encontrou dificuldades para fazer a transferência e foi informada de que não há mais vagas disponíveis.

“Eu quero transferir meu menino da escola onde ele está para o Rotary. Estive aqui na semana passada, na quarta-feira, e disseram que havia vaga para o 1º ano. Hoje, vim tentar fazer a transferência, mas o sistema não consegue cancelar no outro colégio para transferi-lo para cá, e ainda fui informada de que não há mais vaga.”

dificuldade matrícula
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Além disso, Fabiane diz que outra mãe que chegou depois conseguiu matricular o filho. “A informação que eu tive da funcionária foi que alguém cancelou a vaga no sistema e, automaticamente, essa mãe conseguiu matricular. Quero saber se isso é realmente um problema de sistema ou se estão escolhendo quem matricular na escola”, afirmou, acrescentando que vai tentar a vaga em outra escola.

“Vou tentar fazer a transferência em outra escola. Como meu menino é especial, não posso colocá-lo em escola integral. Ele é PCD, faz acompanhamento, e preciso de uma escola que funcione apenas um turno, por isso optei pelo Rotary”, explicou.

Joceli de França Freitas Alves, secretária da escola, informou ao Acorda Cidade que houve uma falha no sistema de vagas, mostrando vagas inexistentes, e que o problema já foi comunicado ao NTE – Núcleo Territorial de Educação, mas ainda não foi resolvido.

“Antes de começar a matrícula da escola, enviamos um ofício com o quadro de vagas, informando que não tínhamos vagas para o 2º e 3º ano, nem no matutino nem no vespertino. Isso porque os alunos aprovados do primeiro ano ocuparam as vagas do segundo, e os alunos aprovados do segundo ano ocuparam as vagas do terceiro. Nossa escola, como toda a rede, faz a matrícula com base no espaço físico disponível. Assim, essas vagas foram ocupadas pelos próprios alunos. O que ocorreu foi um problema do sistema, que erroneamente mostrava vagas. A diretora informou ao NTE na sexta-feira passada, solicitando o cancelamento dessas vagas, porque não temos espaço físico para receber esses alunos. Não entendo por que ainda não tiraram as vagas do sistema”, afirmou.

A secretária ressaltou que a escola não é responsável pelo erro e que está tentando ajudar os pais da melhor forma possível. “Quando possível, indicamos, através do sistema, outras escolas próximas que tenham vagas para matricular os alunos. Mas não podemos resolver isso, porque é irresponsável aceitar algo errado no sistema sem termos o espaço físico para acolher esses alunos.”

A produção do Acorda Cidade está em contato com o Núcleo Territorial de Educação e aguarda repostas.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Back To Top