O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou neste domingo (22/09) a insuficiência de recursos globais para enfrentar as mudanças climáticas e garantir a segurança do planeta. A declaração foi feita durante a “Cúpula do Futuro”, realizada na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, evento que precede a abertura da 79ª Assembleia Geral, marcada para esta terça-feira (24/09).
Lula enfatizou que os esforços atuais para a redução de emissões de gases de efeito estufa, assim como o financiamento climático, não são suficientes para atingir as metas estabelecidas pelo Acordo de Paris. “Na COP28 do clima, o mundo realizou um balanço global da implementação das metas do Acordo de Paris. Os níveis atuais de redução de emissões de gases do efeito estufa e financiamento climático são insuficientes para manter o planeta seguro”, declarou o presidente.
O evento também marcou a aprovação do Pacto para o Futuro, documento que aborda compromissos com o desenvolvimento sustentável, paz, segurança internacional e a reforma do Conselho de Segurança da ONU. O presidente brasileiro destacou a importância de reformar o sistema multilateral para que as nações possam atuar de forma mais eficaz na proteção ambiental e na promoção de um desenvolvimento mais equilibrado.