A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), decidiu exonerar, nesta sexta-feira (25), o secretário municipal de Infraestrutura e presidente do PSB na cidade, Manoel Carlos dos Santos, popularmente conhecido como Carlucho. O decreto de exoneração do agora ex-secretário foi publicado no Diário Oficial.
A medida de Moema ocorreu após o PSB de Lauro solicitar a desistência da ação movida pelo partido contra a então vereadora e Débora Regis, eleita prefeita da cidade nas eleições do último dia 7 de outubro. Além de secretário, Carlucho já foi eleito por duas vezes vereador do município.
O pedido de desistência da ação foi ingressado na última segunda-feira (21) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ou seja, a exoneração de Carlucho ocorreu quatro dias após o partido fazer a solicitação para declinar da continuidade do processo contra Débora. Na solicitação, a sigla socialista lembra que o Ministério Público Eleitoral já havia emitido parecer favorável a Débora e ressalta que ela foi eleita democraticamente em 2024.
“É importante mencionar que, além de o Ministério Público Eleitoral ter emitido parecer favorável à Recorrida, esta foi eleita democraticamente em novo pleito em 2024, o que evidencia a necessidade de se respeitar a soberania do voto popular, garantindo assim a preservação do princípio democrático e a fiel observância à vontade dos eleitores, manifestada por meio do sufrágio”, informa o pedido do PSB.