Jhonatas Monteiro (Psol), o candidato mais votado nas últimas eleições em Feira de Santana, com 8.292 votos, repetiu o feito este ano ao receber 10.980 votos. No entanto, ele não foi reeleito nas eleições 2024, realizadas neste domingo (6).
A explicação está relacionada ao sistema proporcional utilizado nas eleições brasileiras, em que o número de cadeiras ocupadas por um partido ou coligação depende da quantidade de votos recebidos por todo o grupo, e não apenas pelo desempenho individual dos candidatos.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Embora tenha sido o mais votado, o partido de Jhonatas Monteiro não alcançou o coeficiente eleitoral necessário para garantir sua eleição. Ele nem mesmo conseguiu uma vaga como suplente. Por outro lado, Edvaldo Lima, que recebeu 6.430 votos, foi eleito, pois seu partido atingiu o número de votos suficientes para garantir uma cadeira na Câmara Municipal de Santana.
Leia também: Confira os vereadores eleitos e suplentes de Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram