O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, afirmou que a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Salvador vai resolver os recorrentes problemas de alagamento na Cidade Baixa, especialmente na região da Calçada. A declaração foi dada mesta segunda-feira (09/06), durante a assinatura do contrato para expansão do metrô até o bairro do Campo Grande.
“Obra do VLT não é só VLT não, gente. Às vezes a gente não consegue enxergar tudo, mas ali, no ano retrasado, demos a ordem de serviço para uma macrodrenagem em Massaranduba, bem em frente ao Hospital da Mulher”, disse Jerônimo. Ele garantiu que a intervenção vai solucionar a drenagem da área, constantemente afetada em períodos de chuva.
De acordo com o governador, o projeto inclui duas grandes obras de macrodrenagem: uma executada junto com o VLT e outra sob responsabilidade da Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia). “Vamos fazer uma boa macrodrenagem ali, com dinheiro do PAC, dinheiro do presidente Lula. Não podemos omitir essas informações, são recursos federais”, reforçou.
O alagamento na região da Calçada é um problema histórico enfrentado por moradores, comerciantes e motoristas. A expectativa é que, com as obras de infraestrutura associadas ao novo modal de transporte, a situação seja finalmente resolvida.