JEQUIÉ: Secretaria de Segurança Pública promete policiamento reforçado após fim de semana sangrento

Após sete pessoas terem sidos assassinadas na cidade de Jequié entre a última sexta (3) e a madrugada deste domingo (5), a Secretaria de Segurança Pública (SSP) anunciou que o policiamento será reforçado na cidade.

  • TENSÃO EM JEQUIÉ: Sete pessoas foram mortas neste final de semana
  • JEQUIÉ: Após final de semana de terror com 7 mortes, deputado pede “resposta enérgica”

Com o objetivo de ampliar o combate às facções envolvidas com tráficos de drogas e armas, homicídios, roubos e corrupção de menores, as Polícias Militar e Civil intensificaram as rondas pelo município. A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) também ajudará no reforço.

A PM deflagrará a Operação Hórus, com atuação conjunta das CIPEs, popularmente conhecidas como “Caatingas”. Aplicada em Salvador no final de 2024, a Operação amplia a repressão qualificada.

A Polícia Civil, por sua vez, ampliará as ações de inteligência com o reforço de equipes da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI) do Departamento de Polícia do Interior (DEPIN) e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

O objetivo é localizar líderes de facções, além da apreensão de armas e drogas, descapitalizando os grupos criminosos.Com a SEAP, a SSP atuará de forma integrada com ações no sistema prisional.

Crimes

Os moradores de Jequié presenciaram seis mortes entre a sexta-feira (3/1) e a madrugada deste domingo (5/1). Todos os crimes aconteceram em cerca de 72 horas.

O mais recente foi um duplo homicídio, ocorrido por volta de 2h, nesta madrugada. Um homem e uma mulher foram mortos na própria casa em que moravam e arrastados pra fora. Segundo a Polícia Militar, os corpos foram encontrados na rua em frente ao imóvel, já sem sinais vitais.

A autoria e a motivação serão investigadas pela Polícia Civil, mas a suspeita é de que o casal tenha envolvimento com o crime. O local foi isolado até a chegada da perícia.

Antes disso, Gabriel dos Santos Bastos, de 21 anos e Adilton Silva Barros, de 31, foram mortos a tiros no sábado (4). A autoria e a motivação também estão sendo apuradas.

Segundo a Polícia Civil, Gabriel foi vítima de disparos de arma de fogo na Avenida João Rosa, no bairro Pau Ferro. Já Adilton, que também foi atingido com tiros, foi encontrado morto na Avenida Senhor do Bonfim, no referido bairro.

Outros três homicídios aconteceram na sexta (3), sendo dois deles no Joaquim Romão, num espaço de 20 minutos.

A primeira vítima informada pela PC é Isadora Santos Andrade, de 32 anos, morta por disparos de arma de fogo na rua Taurino Bispo. Segundo blogs locais, durante o enterro, criminosos estariam soltando foguetes em comemoração.

O segundo caso do mesmo bairro aconteceu na Avenida Princesa Isabel, onde Juniel Pereira, de 37 anos. Ele foi morto a tiros por dois homens a bordo de uma motocicleta e, conforme a PM, chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas não resistiu.

O outro homicídio aconteceu na rua Elízio Lapa, no bairro Curral Novo. “Paulo César Dias Andrade, de 22 anos, estava na casa da namorada, quando homens armados chegaram ao local e efetuaram os disparos”, comunicou a PC.

Em todos os três casos, guias de local e necropsia foram expedidas e a unidade territorial realiza diligências para identificar a autoria e motivação de cada crime.

 

Back To Top