O prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge (MDB), saiu fortalecido das eleições municipais deste ano e assumiu o protagonismo na região do Médio Sudoeste após vitórias conquistadas no último dia 7 de outubro. Além de eleger o sucessor no município, o médico veterinário Eduardo Hagge (MDB), seu tio e afilhado político, o prefeito teve participação ainda em outras cidades do entorno.
Em Itapetinga, Eduardo Hagge saiu vitorioso na disputa contra Cida Moura (PSD), nome escolhido pela base governista do estado. Ela teve o apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e de caciques do PSD baiano, como o senador Otto Alencar e o deputado federal Otto Filho, além do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Rosemberg Pinto (PT). A boa avaliação da gestão de Rodrigo e a força da família Hagge projetaram a vitória de Eduardo.
Rodrigo Hagge também teve participação ativa em outras cidades, como em Itororó, terra natal de Rosemberg. No município, o prefeito foi um dos principais fiadores do médico Dr. Adauto (Avante), que venceu a disputa contra Dra. Luciana (PT), nome apoiado pelo líder do governo na ALBA.
As vitórias de Rodrigo incomodaram caciques governistas. Embora integre o MDB, partido da base governista, o prefeito foi tratado como oposicionista, tanto que o governador fez forte campanha na cidade a favor de Cida Moura.
Hagge vem sendo cotado para disputar uma vaga de deputado estadual em 2026. A avaliação de aliados do prefeito é que ele saiu fortalecido da eleição, tanto por fazer o sucessor quanto por influenciar em outras cidades do entorno, conseguindo inclusive superar figurões do grupo petista no estado.