Um homem foi flagrado pilotando um patinete em alta velocidade, em duas das mais movimentadas e importantes vias de Salvador, entre os carros. O vídeo que mostra a situação viralizou nas redes sociais. As informações são do g1.
Nas imagens, gravadas no último sábado (22), uma testemunha mostra o condutor saindo da Avenida Luís Eduardo Magalhães e pegando a Avenida Luís Viana Filho, mais conhecida como Paralela, na altura do bairro do Imbuí.
No velocímetro do carro de onde é gravado o vídeo, a velocidade marcada é 60 km/h. A testemunha chega a chamar atenção para o fato e, sem seguida, se aproxima do condutor do patinete, que usava capacete.
Ainda segundo a publicação, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) reforçou que os condutores de patinetes devem obedecer às legislações de trânsito, respeitando, por exemplo, locais de circulação e parada, além de velocidade.
Segundo a pasta, a resolução do Conselho Nacional do Trânsito (Contran) que regulamenta o tráfego desses equipamentos determina que a velocidade máxima de fabricação não pode ser superior a 32 km/h, devendo conter indicador e/ou dispositivo que limite a velocidade, além de campainha e sinalização noturna (dianteira, traseira e lateral).
Por fim, a Transalvador pontuou que a circulação deve ser limitada a três áreas específicas:
áreas destinadas a pedestres, limitada à velocidade máxima de 6 km/h;
ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, limitada à velocidade máxima regulamentada pelo órgão com circunscrição sobre a via;
vias com velocidade máxima regulamentada de até 40 km/h.