Um incêndio de grandes proporções, iniciado na noite de quinta-feira (2), se alastra pela região de Piatã, na Chapada Diamantina, causando sérios danos ao meio ambiente e ameaçando a fauna e a flora nativas. As chamas avançam rapidamente e já colocam em risco áreas habitadas.
Equipes de combate, incluindo brigadistas, voluntários e bombeiros, estão trabalhando para controlar o fogo. No entanto, o calor intenso e os ventos fortes dificultam as operações.
Nesta sexta-feira (3), a operação será reforçada com a chegada de mais uma aeronave modelo Air Tractor e 20 bombeiros especializados em combate a incêndios florestais. O helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) também está disponível para ser usado, caso necessário. A ação já conta com quatro viaturas especializadas, outra aeronave do mesmo modelo, além do apoio das brigadas voluntárias da região e da Secretaria de Meio Ambiente de Piatã.
Em nota oficial, a Prefeitura de Piatã afirmou que todas as providências para a extinção do incêndio estão sendo tomadas. “Durante a noite e a madrugada, com a inversão térmica, a fumaça poderá gerar incômodos maiores, mas sem riscos para edificações e instalações”, diz o comunicado.
A situação é preocupante, mas os esforços das equipes de combate, somados às medidas emergenciais, visam conter o avanço das chamas e minimizar os impactos ambientais e sociais.