Neste domingo (29), a partir das 7h30, acontecerá a Iª Caminhada AME-SE, organizado pelo Cmec (Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura) com saída da Progresso da Avenida Getúlio Vargas e finalizando na Avenida Noide Cerqueira. Uma iniciativa dedicada à conscientização e prevenção do suicídio em prol do Setembro Amarelo.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Esta ação tem como objetivo trazer visibilidade a um tema muitas vezes negligenciado e cercado de estigmas: a saúde mental e o sofrimento emocional. Ao reunir pessoas em um ato de solidariedade e empatia, a caminhada promove diálogos abertos sobre o suicídio, encorajando aqueles que enfrentam dificuldades a buscar ajuda.
Além de sensibilizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental, a caminhada serve para fortalecer as redes de apoio e desmistificar preconceitos. Ela lembra que o suicídio pode ser prevenido com apoio adequado, atenção e, principalmente, através de uma sociedade mais acolhedora e compreensiva. Participar dessa caminhada é não apenas um gesto de apoio às vítimas e suas famílias, mas também uma maneira de reforçar que a vida merece ser valorizada e que sempre há alternativas e ajuda disponível para quem sofre.
Ao unir esforços, tanto de indivíduos quanto de organizações, a caminhada do Setembro Amarelo torna-se um símbolo de esperança e uma chamada para ações práticas, como a disseminação de informações sobre sinais de alerta, a importância da escuta ativa e o incentivo ao diálogo sobre saúde emocional em todos os ambientes.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram