O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, realizou um mutirão de saúde em apoio à campanha Novembro Azul, voltada à conscientização e prevenção ao câncer de próstata. O evento, que ocorreu nos dias 9 e 10 de novembro, atendeu mais de mil pessoas e realizou cerca de 1100 exames, contando com uma equipe de aproximadamente 200 profissionais.
Durante dois dias, homens cis, mulheres trans, travestis e pessoas não binárias tiveram acesso a exames essenciais para o cuidado da saúde. Entre os serviços oferecidos, destacaram-se exames de próstata, como o toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico), além de consultas voltadas para a realização de vasectomia e fimose.
O movimento Novembro Azul, organizado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), começou pelo o HGRS no último fim de semana, mas segue durante todo o mês e abrange outras unidades da rede na capital e no interior do Estado. Segundo Osvaldo Neto, diretor do HGRS e urologista, campanhas de prevenção como essa são fundamentais para estimular o diagnóstico precoce do câncer de próstata. “Quando diagnosticado no início, o câncer de próstata tem até 95% de chance de cura”, enfatizou o médico.
Os pacientes que apresentaram alterações nos exames foram encaminhados para a realização de exames complementares. Além das ações do Novembro Azul, o estado da Bahia conta com o Hospital do Homem, inaugurado em setembro de 2022, já consolidado como referência no atendimento especializado.
Desde a abertura, a unidade realizou mais de quatro mil cirurgias. Apenas entre janeiro e outubro de 2024, cerca de 2.200 procedimentos foram realizados, representando um crescimento de mais de 30% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram feitas 1.578 cirurgias.
O Hospital do Homem também oferece vários outros serviços, incluindo consultas, cistoscopia, estudo urodinâmico, urofluxometria e biópsias de próstata, consolidando-se como uma referência no Estado no cuidado com a saúde masculina.