Governo avalia retorno do horário de verão; decisão final será de Lula

O retorno do horário de verão está em pauta novamente. Em reunião realizada nesta quinta-feira (19/09), no Rio de Janeiro, as principais autoridades do setor elétrico, lideradas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), recomendaram a volta da medida, que foi extinta em 2019. O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que a decisão final caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com Silveira, antes que a decisão seja levada ao presidente, serão realizadas novas reuniões com a participação de outros ministérios e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ministro enfatizou que ainda não está plenamente convencido de que o horário de verão é a melhor alternativa e deseja avaliar outros instrumentos. “Minha decisão será técnica, baseada na ciência e sem interferência política”, declarou.

O prazo estimado para a decisão é de até dez dias. Caso o horário de verão seja restabelecido, será concedido um período de adaptação para a sociedade.

A recomendação do ONS se baseia na possibilidade de redução dos acionamentos de usinas térmicas, que são mais caras, além de ajudar o país a sair da bandeira tarifária vermelha mais rapidamente. A reunião que discutiu o tema contou com a participação de representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Empresa de Pesquisa Energética, entre outros órgãos.

O horário de verão foi extinto no primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro (PL) sob a justificativa de que a economia de energia proporcionada pela medida era insuficiente para justificar sua continuidade.

Back To Top