A Fundação Hospitalar de Feira de Santana realizou neste sábado (25) um mutirão de saúde voltado para atendimento de diversas especialidades no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI), Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC), Ambulatório de Pediatria do Hospital da Mulher e no Ambulatório de Saúde da Mulher.
Em entrevista ao Acorda Cidade, a diretora da Fundação Hospitalar, Gilbert Lucas, explicou que o mutirão é fruto de um trabalho em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e que um dos principais objetivos da ação é cumprir a meta de zerar a fila de regulação para especialidades nos primeiros 100 dias da nova gestão.
“Atendemos as especialidades que a população mais procura, como pediatra, ginecologista, exames como ultrassom de mama, ultrassom transvaginal, raio-X. Todas as unidades da Fundação Hospitalar realizaram este atendimento hoje”, disse.
Agendamentos
Gilbert explicou que os atendimentos são realizados mediante a um pré-agendamento, ação que faz com que a fundação se planeje para saber qual o tamanho da demanda por determinado serviço, uma atividade extremamente importante para evitar transtornos como a não realização de determinado serviço.
“Um pré-cadastro foi feito nas próprias unidades para ter uma noção de quantas pessoas vêm para a gente poder contratar os profissionais. Por isso que a gente reforça que é muito importante que esses pacientes que fazem esse pré-agendamento compareçam, porque às vezes ele agenda, não vem e acaba tirando a vaga de uma pessoa que precisa”, disse a diretora.
Avaliação Positiva
O secretário municipal de saúde, o médico Rodrigo Matos, contou ao Acorda Cidade que, mesmo sem ter os números concretos com o balanço das ações do mutirão, ele já observa indícios de que o evento estava saindo como o programado.
“Nós estamos extremamente felizes, pois conseguimos, num curto espaço de tempo, dentro de um mês, agendar mais da metade dos exames que são previstos para 100 dias. Não esperamos abril, desde janeiro, estamos cadastrando, agendando e cumprindo a missão de executar esses exames que a população quer”, disse o secretário.
Matos explicou que, além do mutirão, outras ações ligadas diretamente à pasta da saúde, como a limpeza de vias públicas (Bota Fora), ação dos agentes de endemias e Dia D de vacinação contra a dengue, foram realizadas neste sábado (25) para reforçar que a nova gestão está priorizando o tema.
“O prefeito já falou aqui hoje que encontrou pessoas que estavam esperando há um ano e quatro meses, outros esperando há sete meses. Essa ação é muito bonita de ver, porque isso devolve a esperança para as pessoas de que o SUS [Serviço Único de Saúde] é um sistema factível, é um sistema que pode ser um orgulho da população brasileira, desde que seja feita uma gestão adequada, profissional e principalmente olhando com carinho para as pessoas e com bastante empatia”, disse o secretário.
Promessa de Campanha
O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (União Brasil), percorreu algumas das unidades de saúde que participaram das ações do mutirão na manhã deste sábado (25). Em entrevista ao Acorda Cidade, o chefe do executivo feirense afirmou que ficou muito feliz com as ações.
“No CMDI encontrei uma senhora que tinha um ano e quatro meses querendo fazer um exame e estava lá realizando este exame. Nós estamos trabalhando arduamente e aqui quero agradecer a toda a equipe da Secretaria de Saúde, que sabemos que estão vivendo um momento de atraso de salários. Nós vamos resolver tudo isso com fé em Deus e com muito trabalho e dedicação”, disse o prefeito.
José Ronaldo reforçou o compromisso de campanha de zerar a fila de regulação municipal ainda nos 100 primeiros dias deste que é o quinto mandato à frente da prefeitura de Feira de Santana. O prefeito disse que fará, ao final do período, um balanço apresentando os números e possíveis conquistas do projeto.
“Nós vamos apresentar ao povo de Feira de Santana um balanço de tudo que aconteceu nesses 6 anos na área de saúde e a partir daí lançaremos outros projetos também para a área de saúde. Todas as pessoas que estavam com exames atrasados, se ainda não marcaram, podem procurar, podem nos informar que o objetivo é que a gente atenda 100% de todas essas pessoas”, disse José Ronaldo.
CMDI : Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem
No Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI), cerca de 200 pessoas foram agendadas para fazer exames de imagem, como ultrassonografia do abdome total e doppler colorido dos membros inferiores. Em entrevista ao Acorda Cidade, Bruna Lasse, diretora da unidade, falou sobre o perfil dos pacientes.
“Temos de todos os bairros. O mutirão abrange todos os bairros e todos os distritos: Caseb, Mangabeira, Mantiba, Matinha, abrange todo mundo. Os pacientes foram agendados pela inscrição feita na Policlínica, marcada pela Central de Regulação e a Central enviou para a gente, e aqui eles foram atendidos.”
Ambulatório de Pediatria do Hospital da Mulher
Cerca de 320 crianças estavam agendadas para receber atendimento no Ambulatório de Pediatria do Hospital da Mulher. Ao todo, 10 pediatras realizaram as consultas que já estavam pré-agendadas. Em entrevista ao Acorda Cidade, a enfermeira Maria Macedo Gomes falou sobre a expectativa para os próximos mutirões.
“É um desafio grande, mas também é gratificante para a gente ver essa população sendo atendida de uma forma de tanta qualidade. Eu creio [com os mutirões] que vai diminuir um pouco a procura, pois vai dar a esse paciente o esclarecimento daquele problema que ele está enfrentando através dessa consulta e, consequentemente, vai direcioná-lo para determinada especialidade”, disse a enfermeira.
Satisfação
A moradora do bairro Mangabeira, Islene Alves de Jesus, fez o agendamento pelo aplicativo e levou o filho pela primeira vez. Ela informou que ficou sabendo do mutirão pelo Acorda Cidade e que, mesmo tendo que acordar muito cedo para chegar ao Hospital da Mulher as 6h40, avalia a ação como “ótima”.
Leia Também:
Feira de Santana realiza Dia D de vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes; unidades registram baixa demanda
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Reportagem escrita pelo estudante de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.