Foliões lotam as ruas de São Paulo e do Rio de Janeiro para curtir o pré-carnaval 2025

Carnaval em SP
Carnaval em São Paulo | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Agência Brasil – A capital paulista foi palco neste domingo (23) de 78 blocos carnavalescos. A programação ocorrereu até as 18h nos principais pontos da cidade. Entre os destaques estão Acadêmicos do Baixo Augusta, na rua da Consolação, no centro, das 14h às 18h; e o Monobloco, no obelisco do Ibirapuera, também das 14h às 18h.

Neste ano, o carnaval de rua de São Paulo bateu recorde no número de blocos inscritos: 767 no total. Ao todo, estão previstos 860 desfiles nas ruas da capital, já que um bloco pode se apresentar mais de uma vez.

Até o ano passado, o maior número de blocos inscritos tinha sido 644 em 2020. Depois veio a pandemia, quando a cidade ficou dois anos sem desfiles. Em 2023, foram 475 inscritos e, em 2024, 579.

O período tradicional dos desfiles dos blocos de rua começou no sábado (22), no pré-carnaval, e terminará no pós-carnaval, em 8 e 9 de março. Em 2025, o carnaval começará no sábado, 1º de março, e a quarta-feira de Cinzas cairá no dia 4 de março.

Carnaval nas ruas do Rio

Em mais um domingo (23) de muito calor, as ruas do Rio de Janeiro contaram com uma variedade de blocos de carnaval. Da Zona à Zona Sul, Centro e Zona Oeste, há folia para todo tipo de gosto: do samba ao brega e até opção para curtir com as crianças.

Carnaval no Rio
Carnaval no Rio | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

35 blocos estiveram nas ruas da capital fluminense desde cedo. O tradicional Cortejo do Boitatá, no Centro, às 7h, atraiu milhares de apaixonados por pular carnaval, com bateria e orquestra de sopros em apresentações que chegam a durar sete horas. Outros destaques do dia foram o Fogo e Paixão, no Largo São Francisco de Paula, Centro, às 8h; Suvaco de Cristo, no Jardim Botânico, zona sul, também às 8h; o Gigantes da Lira, em Laranjeiras, às 9h; e o Empolga às 9, em Ipanema, às 11h.

A Prefeitura do Rio divulgou um esquema operacional para os dias de folia, que envolve CET-Rio, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Comlurb, Secretaria de Ordem Pública (Seop) e Guarda Municipal do Rio (GM-Rio), entre outros órgãos, que atuarão nos locais de eventos e nos entornos.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Back To Top