Para muitos jovens o sonho de se tornar médico está intimamente ligado à possibilidade de contribuir com a saúde da população e transformar vidas, mas arcar com o investimento que o curso de Medicina exige pode se tornar um obstáculo.
Nestes casos, os financiamentos têm se mostrado uma opção viável e acessível para aqueles que pretendem estudar Medicina no interior da Bahia.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Uma delas é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o financiamento dos estudos em instituições de ensino privadas com taxas de juros mais acessíveis e prazos estendidos para pagamento.
É graças ao Fies que a estudante Laura Vithória Rodrigues, que atualmente cursa o segundo período do curso de Medicina na Unex Centro Universitário em Feira de Santana, está vendo o sonho se transformar em realidade.
“Fazer Medicina sempre foi o meu sonho desde muito pequena, tanto que nunca me imaginei fazendo outra coisa. Depois de passar no vestibular e pesquisar formas de financiamento para o curso tive como primeira opção o Fies e graças a possibilidade de uso desse benefício eu estou conseguindo dar os primeiros passos para alcançar o meu sonho. Com certeza sem o Fies eu não teria como arcar com as mensalidades”, diz ela.
De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em 2022, mais de 3 mil novos contratos de financiamento para o curso de Medicina foram celebrados. Desde junho de 2023, o MEC ampliou o teto do FIES para o curso de Medicina. Com isso, o financiamento semestral disponibilizado para a graduação pode chegar a R$ 60 mil, antes o valor era de R$ 52.805,66.
Para concorrer ao FIES o candidato precisa atender aos critérios do programa, tais como: ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, alcançado pontuação média ou superior a 450 e não ter zerado a redação. É classificatório que o candidato tenha concluído o ensino médio e nunca ter realizado um curso superior.
Outra alternativa, disponibilizada pelo Governo Federal para incentivar a graduação no curso de Medicina é o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. Por meio do Prouni, estudantes de baixa renda têm a oportunidade de cursar Medicina com bolsas que cobrem total ou parcialmente as mensalidades.
Estudante do 5º semestre do curso de Medicina na Unex – Centro Universitário de Excelência em Feira de Santana, Luiz Carlos Carneiro, conta que o sonho de ser médico era tão único que ele não considerou nenhuma outra possibilidade profissional.
“Eu passei sete anos fazendo cursinho. Vi os meus amigos iniciando suas trajetórias profissionais, mas eu sabia que queria Medicina. Estudei muito e me dediquei para ser aprovado e quando consegui a bolsa integral pelo ProUni eu me joguei”,
afirma Luiz que mudou da cidade de Pintadas para seguir o sonho de se graduar em Medicina. “Sem a bolsa não seria possível pagar uma instituição de ensino privada e ainda manter moradia, saúde, alimentação”, disse.
Para concorrer a uma bolsa de estudos no curso de Medicina pelo ProUni é necessário realizar a inscrição no site do programa https://acessounico.mec.gov.br/prouni, durante o período de seleção que costuma acontecer duas vezes por ano.
Financiamentos com bancos privados
Além dos programas governamentais, instituições financeiras como o Banco Santander, Nordeste e o Sicoob também oferecem soluções de financiamento para estudantes que pretendem fazer o curso de Medicina na UnexMED, em Feira de Santana, Itabuna, Jequié ou Vitória da Conquista.
O Sicoob oferece o programa “Faça Acontecer“, que disponibiliza linhas de crédito específicas para estudantes que desejam cursar Medicina. Na Unex, o financiamento está disponível para o aluno desde o primeiro semestre e pode ser contratado em qualquer período da graduação. Com o Faça Acontecer, o estudante pode financiar o curso na integralidade ou escolher a quantidade de mensalidades que deseja financiar. Dessa maneira o curso pode ser quitado em doze anos com parcelas fixas e não cumulativas.
Já o Banco do Nordeste permite que o aluno possa financiar 100% da mensalidade do curso de Medicina na Unex com benefícios como início do pagamento a partir do segundo mês de financiamento, trâmite realizado por meio digital – financiamento, cadastro e conta -, extensão do pagamento estendido em até três vezes o tempo de duração do curso.
É importante ressaltar que esses financiamentos estão sujeitos a critérios e requisitos específicos, estabelecidos por cada instituição financeira, mas a disponibilidade de opções de financiamento abre portas para que jovens talentosos possam cursar Medicina na UnexMED – Centro Universitário de Excelência em Feira de Santana e Vitória da Conquista ou UnexMED – Faculdade de Excelência em Itabuna e Jequié.
Conheça a Unex
A Unex é uma Instituição de Ensino Superior que oferece o curso de Medicina com nota máxima na avaliação do MEC. Localizada nas cidades de Feira de Santana, Itabuna, Jequié e Vitória da Conquista, a Unex proporciona acesso a uma educação de qualidade e contribui para a interiorização do ensino médico.
Focada na abordagem humanística, evolução e inovação, a Unex possui um corpo docente altamente qualificado – formado por médicos locais mestres e doutores com vasta experiência profissional –, uma infraestrutura moderna, composta por laboratórios equipados com inteligência artificial que proporcionam, aos estudantes, um ambiente propício para a aprendizagem prática e o desenvolvimento de habilidades essenciais.
O curso de Medicina da Unex conta com um modelo pedagógico personalizado às necessidades locais, que associa o PBL – o estudo baseado na resolução de problemas – às metodologias ativas, intercalando teoria e prática desde o primeiro semestre do curso e inserindo o aluno como protagonista do seu aprendizado.
A Unex se destaca, ainda, por suas parcerias de excelência com instituições de saúde e hospitais, oferecendo aos alunos aulas práticas desde o primeiro semestre, oportunidades de estágio e vivência junto à comunidade, enriquecendo sua formação e preparando-os para a realidade profissional. Essa abordagem integrada, combinada com uma sólida base teórica, permite que os estudantes desenvolvam competências técnicas, éticas e humanísticas fundamentais para o exercício da Medicina.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram