Pessoas com deficiência e o público em geral estão convidados a participar do Festival Esportivo Inclusivo, que será realizado na manhã deste sábado (21), na Praia da Preguiça, em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), com o apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e da Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), para o banho de mar acessível; das Faculdades Anhaguera e Unopar e do Grupo Neoenergia.
As atividades ocorrerão das 8h às 12h, na Praia da Preguiça, com acesso pela Contorno (Avenida Lafayette Coutinho), escolhida por ser um local de mar tranquilo e contar com acessibilidade. No local, serão realizadas atividades como remo, vôlei de praia, alongamento para as crianças e treino funcional para jovens e adultos. Pessoas assistidas pelo Lar Vida, GACC e Projeto Meu Sorriso vão participar das atividades.
“Neste Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, vamos realizar esse evento que visa garantir os direitos de acesso a lugares e serviços às pessoas com deficiência. Assim, mostramos que a desinformação é um dos empecilhos para que essas pessoas tenham uma vida cada vez mais ativa e possam acessar todos os espaços. Ao proporcionar uma ação como essa de esporte, acesso à praia, serviços e informações demonstramos, na prática, o poder da inclusão”, declara o secretário da Sempre, Júnior Magalhães.
Este é o primeiro ano do Festival Esportivo Inclusivo e a ideia é que ele tenha continuidade nos próximos anos. Um dos idealizadores do evento foi o professor e servidor Givanildo Oliveira, que é uma pessoa surda. A diretora de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência pela Sempre, Daiane Pina, destaca a presença de paratletas na condução das atividades.
“O nosso professor de vôlei é paratleta, contemplado pelo Bolsa Atleta e também uma pessoa surda. Também teremos a participação de Cláudia Silva, uma mulher cega, integrante do Conselho do Esporte, esportista, enxadrista e campeã de vários títulos. Ela estará no festival com o projeto Massagem às Cegas. Já o treino funcional para jovens e adultos com deficiência, será desenvolvido pelo professor Cláudio Souza, que trabalha no Lar Vida”, conta Daiane.
O Festival Esportivo Inclusivo é fundamental para que a sociedade compreenda a importância da convivência entre todas as pessoas, sejam elas surdas, com deficiência física, intelectual, visual, entre outras. “Todo mundo pode, à sua maneira, praticar esporte, participar da cultura, do acesso à educação, basta que a maneira de estar no mundo de cada um seja respeitada. É nisso que acreditamos, e queremos convidar todas as pessoas para que venham viver esse festival conosco na Praia da Preguiça”, destaca.