À medida que o final de ano se aproxima, com o aumento das viagens e a necessidade de aumentar a segurança nas estradas, as oficinas automotivas entram em alta demanda para garantir que os veículos estejam prontos para rodar.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
O Portal Acorda Cidade conversou com Paulo César Batista de Almeida, proprietário de uma oficina em Feira de Santana, para acompanhar como estão os pedidos de revisão nos veículos.
Ao Acorda Cidade, ele afirmou que muitos motoristas deixam a revisão para a última hora, o que pode comprometer a segurança e até os planos de férias.
“O cliente não faz uma revisão preventiva, ele faz uma revisão corretiva. Vão empurrando com a barriga, vai rodando, vai deixando e só para o carro na hora que ele quebra”.
Segundo Paulo, o ideal seria que a revisão preventiva fosse feita uma vez ao ano, garantindo que um profissional faça uma avaliação detalhada e substitua as peças que possam apresentar problemas.
“Aviões, por exemplo, voam determinadas horas e depois param para fazer a manutenção. O proprietário de um carro não faz uma revisão preventiva, faz uma revisão corretiva sempre, achando que está economizando, mas não está. Ele até compromete as férias dele, porque uma coisa que era para ser feita seis meses atrás, ele vai fazer seis meses depois”.
Além disso, muitos motoristas preferem deixar o veículo na oficina apenas no final do ano, momento em que, segundo o mecânico, a demanda aumenta significativamente.
“O cliente quer ter tranquilidade para sair com a família. Ele não vai botar o carro que ele rodou o ano todo sem fazer nada, colocando a família em risco”.
Com o aumento de pedidos, Paulo César precisa contratar mão de obra temporária para atender o movimento de fim de ano. Ele também destacou a dificuldade em encontrar profissionais qualificados.
“Infelizmente está complicado. Profissional qualificado, profissional honesto, profissional que entenda, está muito escasso. Esse é o grande problema. A minha oficina é próxima de uma comunidade, mas os que chegam aqui não preenchem os requisitos necessários para trabalhar numa empresa séria”, afirmou.
Para quem planeja pegar a estrada, Paulo César reforça a importância de pensar na revisão preventiva. Deixar o carro sem revisão coloca em risco a segurança de todas as pessoas que vão pegar a estrada. O ideal é antecipar e garantir que o veículo esteja em condições adequadas, aproveitando o período de festas com tranquilidade.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram