Feira de Santana vem se destacando com o maior número de prisões na Bahia realizadas durante a 14ª fase da Operação Unum Corpus. Somente no mês de dezembro, já foram realizadas 71 prisões. O delegado Yves Correia, coordenador da Polícia Civil, fez um balanço dos trabalhos realizados na cidade e destacou que as equipes continuam nas ruas tentando cumprir mais mandados, inclusive com uma prisão realizada nesta quinta-feira (12), de um homem que estava mantendo duas crianças em cárcere privado.
“É um balanço muito positivo, mais uma vez Feira de Santana se destacando com um número de prisões expressivo. As equipes estão de parabéns, todas as equipes, todas as unidades envolvidas, os investigadores, escrivães, delegados empenhados para trazer o melhor da segurança, o melhor da investigação qualificada.”
Segundo o coordenador, na Bahia, são mais de 300 mandados sendo cumpridos na Operação Unum Corpus e, no último balanço, já está se aproximando de 500 mandados cumpridos em todo o estado. Ele destaca que essa operação é de grande repercussão estadual, com muitas prisões e apreensões.
O delegado Yves Correia afirmou que o grande número de prisões significa que os processos criminais andarão mais rápido em relação a esses autores, além de trazer uma sensação de segurança melhor para a sociedade. Ele acredita que o empenho das forças de segurança é de grande importância para esses resultados.
“O empenho, a disciplina de todas as equipes, com muito foco, muita estratégia, um trabalho de inteligência incrível. Para se ter uma ideia, há vários alvos sendo alcançados, fora do estado, por conta justamente do núcleo de inteligência. Então, é o que eu digo sempre, a polícia judiciária deve trabalhar com inteligência, com equipamento tecnológico, buscando a investigação qualificada, identificando autores, substanciando a materialidade no inquérito policial, para que ao final a gente consiga materialidade para indiciar esses indivíduos, definitivamente, mandar para o Ministério Público, que faz a denúncia, e eles ao final serem condenados na justiça criminal”, destacou.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
O delegado ainda falou sobre seu trabalho na 1ª Corpim, onde esteve à frente das três últimas fases da Operação Unum Corpus. Ele destacou a importância do trabalho em equipe para alcançar os bons resultados.
“A gente que gosta do que faz, é um trabalho muito especial fazer Polícia Judiciária. A gente traz a experiência do Rio de Janeiro, da capital Salvador, da DH de Camaçari e de Barreiras e, sem dúvidas, o ponto primordial é o trabalho em equipe. Uma pessoa não faz nada sozinha, eu tenho uma equipe incrível, harmoniosa, que busca fazer o melhor por Feira de Santana, tanto que a gente conseguiu quebrar o nosso próprio recorde, que foi da última fase, em que tínhamos feito mais ou menos 65 prisões, e nesta já são 71, ou seja, a cada fase a equipe está evoluindo cada vez mais”, destacou.
Dr. Yves também destacou a importância do trabalho integrado entre as forças de segurança. “A gente vai continuar assim, com seriedade, com sabedoria, buscando todos os dias essa integração com os irmãos da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Federal. Aliás, eu destaco muito isso, que muitas das nossas ações têm sempre o apoio das nossas forças coirmãs. Também tenho uma relação muito boa com a Guarda Municipal de Feira, a gente faz esse trabalho integrado, a questão das câmeras, do CICOM, que é um trabalho fenomenal, enfim, acredito na integração para fazer o melhor”.
O delegado também destacou o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Inteligência, que foi implantado no Complexo de Delegacias no bairro Sobradinho. “Não tenho como deixar de agradecer o trabalho que eles fazem, que é fenomenal e faz a diferença. Sem sombra de dúvidas, a gente alcançou diversas lideranças este ano, inclusive aquelas que aterrorizavam a cidade, e outras que estavam em outros estados, por conta do trabalho do Núcleo de Inteligência aqui de Feira de Santana. Vou trabalhar muito para multiplicar a inteligência daqui de Feira de Santana, porque vai ter cada vez mais resultado efetivo na sociedade”.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram