Feira de Santana já registra 28 notificações de dengue neste ano

prevenção contra dengue1
Foto: Divulgação/SMS

É no verão que o mosquito Aedes aegypti encontra condições ainda mais favoráveis para se reproduzir: as altas temperaturas associadas às chuvas esporádicas. Por isso, os cuidados devem ser redobrados, conforme alerta a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Simples atitudes no domicílio, como armazenar adequadamente os resíduos sólidos em sacos plásticos, não deixar água parada em vasos de plantas e outros recipientes expostos, além de não descartar objetos em vias públicas, contribuem para evitar a proliferação do mosquito responsável por transmitir a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus.

Em Feira de Santana, em menos de 15 dias deste novo ano, já foram registradas 28 notificações de casos de dengue, com os bairros Tomba, Feira X e George Américo, além do distrito de Humildes, liderando as ocorrências. Em 2024, foram 6.651 casos confirmados da doença, sendo 1.102 casos de alerta, 31 graves e 10 mortes.

“O mosquito se reproduz facilmente em água parada. Por isso, é importante que a população esteja atenta e evite todas as formas de acumular água, como em vasos de plantas, pneus, caixas d’água abertas, lixos abertos, tampinhas, latas, entre outros recipientes”, reforça a chefe da Divisão Epidemiológica, Verena Leal.

Ação Conjunta

Para alertar a população de Feira de Santana sobre a importância de combater o mosquito da dengue, as secretarias municipais de Saúde e de Serviços Públicos realizarão mutirões nos dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro. O primeiro mutirão ocorrerá na sede, e o segundo, no sábado subsequente, nos distritos.

“Não podemos esperar o aumento dos casos para agir. Faremos uma ação concentrada, oferecendo acesso à vacina para pessoas de 10 a 14 anos – faixa etária que concentra a maior taxa de óbitos relacionados à doença no país. Além disso, os agentes de endemias estarão empenhados em intensificar as ações de conscientização e distribuição de capas para tanques e sacos plásticos para o grande faxinaço”, acrescenta a chefe da Viep.

O secretário de Saúde, Rodrigo Matos, reforça a necessidade do envolvimento coletivo no combate ao mosquito. “A saúde da população é nossa prioridade. Estamos enfrentando a dengue com seriedade, facilitando o acesso à vacina, promovendo mutirões de limpeza junto à Sesp e levando informações à comunidade. A união de todos é fundamental”, enfatiza.

A vacinação contra a dengue no dia 25 ocorrerá em todas as sete Unidades de Saúde da Família de Feira de Santana vinculadas ao programa Saúde na Hora, das 8h às 13h, e na sede dos distritos em 1º de fevereiro.

Além disso, haverá faxinaço em bairros estratégicos, com o recolhimento de lixo e materiais inservíveis. Esse trabalho será detalhado ainda nesta semana pela Secretaria de Serviços Públicos.

Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom)

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Back To Top