Falta de água no verão: Procon orienta consumidores após aumento de reclamações

moradores reclamam de falta de água no conjunto Viveiros (1)
Ilustrativa | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A falta de água tem sido um tema recorrente em Feira de Santana e região, especialmente com o aumento da demanda devido ao verão. Nos últimos dias, diversas reclamações foram feitas pela população à produção do Acorda Cidade, que tem enfrentado desabastecimento em vários bairros de Feira e cidades do estado. A Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) tem sido alvo dessas críticas, com muitos consumidores reportando a falta de água, apesar de continuarem recebendo suas faturas normalmente.

A região de Saubara, conhecida pelas praias, também tem sofrido com a escassez, com moradores e turistas chegando a passar mais de uma semana sem abastecimento de água.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o superintendente do Procon de Feira de Santana, Maurício Carvalho, alertou os consumidores sobre como proceder diante dessa situação.

“O primeiro passo é ir ao Procon e registrar essa queixa, abrir um procedimento, fazer uma abertura de processo”, afirmou o superintendente.

Ele também lembrou que, desde o final de 2023, o Procon já está com uma ação em curso contra a Embasa devido a reclamações semelhantes de falta de água em vários bairros e distritos de Feira de Santana. “O processo está em curso e nós vamos, a partir do momento que recebermos mais reclamações, endossar esse procedimento que já está em curso”.

Carvalho ressaltou que o Procon tomará as medidas cabíveis após o registro da reclamação e orientou que, se necessário, o consumidor também pode recorrer ao judiciário. “O consumidor terá a opção do poder judiciário através do juizado de defesa do consumidor”, explicou.

Maurício Carvalho - Procon - ft paulo jose acorda cidade
Maurício Carvalho | Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Além disso, o superintendente informou que a Embasa ocupa frequentemente o topo das queixas no Procon. A empresa está sempre liderando o ranking de queixas, seguida pela Neoenergia Coelba, que são os serviços públicos mais demandados e essenciais.

Ele ainda reforçou que a equipe do Procon está empenhada em buscar conciliações e um serviço de melhor qualidade, embora reconheça as dificuldades do processo. “Não é uma tarefa fácil, mas vamos continuar persistindo sempre em favor do consumidor.”

O superintendente ainda orientou os consumidores a registrarem provas da falta de água, como fotos e vídeos, para fortalecer a reclamação.

“É bom que você, consumidor, registre. Mostre que a água não está caindo na sua torneira, mostre que você está ficando sem água, fotografe, faça vídeo, que tudo isso pode subsidiar um procedimento a seu favor”, acrescentou.

Segundo Maurício, o Procon espera que o governo do estado intensifique os esforços para melhorar a prestação de serviços por meio da Embasa à população.

Em resposta, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou que, com as altas temperaturas e o aumento do consumo, o abastecimento tem apresentado problemas em áreas como Maria Quitéria, Tiquaruçu e Matinha, além de cidades como Santanópolis, Santa Bárbara e Tanquinho. Disse também que nos últimos dias, a situação foi agravada por vazamentos na rede de distribuição, ocorridos nos dias 26 e 29 de dezembro, e pelo aumento da população nessas áreas durante as festas de fim de ano.

Leia também

Embasa esclarece sobre falta de água em bairros de Feira de Santana e região

Saubara: falta de água potável prejudica turistas em Bom Jesus dos Pobres

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Back To Top