A exposição “Feira de Santana a partir de Imagens Históricas” aconteceu na tarde desta quinta-feira (19). O evento, realizado no auditório do Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins, é uma homenagem ao aniversário de 191 anos de emancipação política da Princesa do Sertão.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Durante a cerimônia, foi apresentado um material lúdico que deverá ser utilizado por crianças da rede municipal de ensino. A secretaria de educação de Feira de Santana irá distribuir quebra-cabeças com imagens de pontos turísticos da cidade visando aproximar o público infantil da história da cidade.
“Foram selecionadas 16 imagens [como modelos de quebra-cabeças]. A criança vai ler o texto, entender o contexto, montar o quebra-cabeça e depois visitar a unidade para ter uma noção do que ela viu e o que ele entendeu daquele monumento histórico”, disse a secretária de educação de Feira de Santana, Anaci Paim.
Uma roda de conversa com profissionais falando sobre a trajetória de Feira de Santana fez parte da programação do evento. Imagens que traduzem a cultura feirense foram expostas para o público. Fotos de pontos turísticos como o Casarão Fróes da Mota, Mercador de Arte Popular, Museu do Cuca, Paço Municipal e o Parque do Saber traduziram o espírito de celebração.
“Estas imagens sobre a vida de Feira são históricas. É importante trazer as diversas formas de apresentação da história. Ela deve ser criativa, encantadora e motivadora. A roda de conversa vem exatamente trazer essa oportunidade. Contar a história de uma forma diferente, a partir das imagens. As imagens são significativas”, disse a secretária.
Segundo a chefe da pasta da educação, os quebra-cabeças foram produzidos por pessoas da comunidade. Anaci Paim destacou que a cidade evoluiu bastante nesses quase dois séculos de existência.
“Feira de Santana se constitui num grande complexo comercial, mas também num grande complexo no âmbito educacional. No campo da saúde, nós temos escolas de grande porte que se figuram entre as melhores e mais bem avaliadas do Brasil. Nós temos diversos equipamentos hospitalares. As pessoas resolvem a vida nesse subsistema urbano regional. Aqui é possível encontrar grandes mercados de serviços nas áreas de saúde e educação”, finalizou a secretária.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão da jornalista Andrea Trindade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram