Uma palestra sobre linguagem corporal foi realizada na noite de quarta-feira (30), em Feira de Santana. Os estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães foram o público alvo.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
A palestra, que teve como tema “A análise da linguagem corporal aplicada às relações humanas e ao mercado de trabalho”, foi ministrada pelo escritor e pesquisador Uemerson Florêncio.
Uemerson é correspondente internacional para 13 países e realiza pesquisas no campo da análise da linguagem corporal aplicada às relações humanas. Durante a palestra o escritor destacou a importância da diferenciação do “sim” e do “não” na comunicação.
“Há quem só saiba dizer sim, não conseguindo desenvolver maturidade emocional para negar, ou seja, dizer não. Muitas pessoas preferem ouvir um não a dizer um não”, disse o pesquisador.
O escritor falou de barreiras emocionais, traumas e crenças limitantes. Ele reafirmou o papel de protagonismo que a própria pessoa deve exercer na condução das relações humanas através da comunicação assertiva por meio dos argumentos.
“Há pessoas que têm uma capacidade extraordinária para a ampla comunicação consistente e persuasiva. A arte de falar bem, não é colocar palavras que não se tem domínio, mas saber colocar bem as palavras nem tempo verbal com as suas devidas concordância e coerência”, disse.
O palestrante falou sobre gestos que são muito utilizados e que podem ser aliados na promoção de uma boa imagem.
“O teu sorriso ou gargalhada, fala de você. Uma pessoa pode transmitir um astral de suave elegância, leveza, sutileza, como pode traduzir uma intensa alegria que contagia. O sorriso tem o pleno poder de demonstrar o gosto pela vida também. Há risadas inesquecíveis, você pode ter se apaixonado simplesmente por conta desta beleza”.
Uemerson Florêncio ainda falou sobre a importância do olhar. “Por meio dele você demonstra muitas informações voluntárias ou involuntárias. As suas vontades, intenções, desejos, medos, coragem, ousadia, são alguns dos aspectos que podem ser notados nas relações interpessoais.
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão do jornalista Gabriel Gonçalves
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram