Na manhã desta sexta-feira (20), mais uma unidade escolar foi inaugurada em Feira de Santana. A Escola Municipal Professora Laura Ribeiro Lopes, no bairro Tomba, foi entregue à comunidade pelo prefeito Colbert Martins e a secretária de Educação, Anaci Paim. Um investimento de mais de dois milhões de reais, segundo o prefeito.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Gestores, professores, alunos, secretários municipais e a comunidade participaram da cerimônia de entrega e visitaram as dependências da unidade.
A nova unidade deve contemplar estudantes do bairro Tomba, mas também de localidades próximas.
Com uma infraestrutura moderna e padrão às outras escolas que o governo tem inaugurado, o espaço possui nove salas de aula com ar-condicionado, salas de multiuso e recursos, biblioteca, cozinha, refeitório, pátio coberto, parque, sala de professores e diretoria.
“É uma unidade escolar que tem uma estrutura excelente. Tem o espaço dos sanitários com granito, cozinha também na mesma estrutura, salas amplas, refrigeradas, com ar-condicionado, inclusive, espaço para laboratório de ciências e matemática já instalados. Um espaço já aguardando o laboratório de robótica, espaço para que o aluno tenha atividades recreativas, parte de sala de recurso também. Enfim, é a unidade completa”, disse a secretária de Educação, Anaci Paim.
Material escolar novo também foi apresentado, assim como 36 computadores que devem permanecer na Laura Ribeiro, como explicou o prefeito ao Acorda Cidade. A estimativa é que sejam entregues mais 24 aparelhos.
“Todo o sistema de internet instalado, sistema de alarme de incêndio também, todos os sistemas de internet para os mais de 60 computadores para os alunos que temos na escola, laboratórios de matemática, de ciências, todos eles para poder melhorar a educação dessas mais de 700 crianças desta escola. Temos 36 computadores agora, vamos para 60”, disse Colbert.
O gestor destacou que a escola nunca teve sede própria e estava instalada em prédios alugados pela prefeitura. Neste novo espaço, a unidade fica próxima a outras escolas municipais, que, segundo o prefeito, deve receber uma praça integrada para uso das unidades escolares.
“O Caíque está aqui do lado. Estamos fazendo uma praça de esportes integrada para três escolas juntas que vai ser feita logo em seguida.”
Colbert ainda pontuou que o investimento em educação é para que o aprendizado dos estudantes seja desenvolvido. Ele espera resultados positivos na próxima avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
“O esforço é para o Ideb, o Ideb tem que subir. A escola está bonita, já tem computador, as crianças estão motivadas, os professores estão motivados. A gente precisa agora elevar o Ideb de Feira de Santana”.
Carolina Almeida já foi estagiária da unidade e hoje atua na direção da escola. Ao Acorda Cidade, a diretora destacou a alegria de estar presenciando a escola ganhar sua sede própria para ajudar ainda mais no desenvolvimento da comunidade.
“Estamos contagiados com o espaço maravilhoso, nossa primeira sede própria, um espaço adequado para que a gente possa fazer cada vez mais por essa comunidade. São 15 professores, corpo de apoio, serviços gerais. É um grupo maravilhoso que precisava só desse espaço para poder fazer um trabalho ainda melhor. As crianças estão emocionadas com o parque, o pátio, o campo.”
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Leia também:
Nova escola municipal será inaugurada no bairro Tomba
Em entrega da Escola Helena Assis, prefeitura anuncia PPP para implementar 30 novas creches
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram