Um valioso intercâmbio de negócios. Assim pode ser definida a missão empresarial à China, promovida pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia (Faceb) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na segunda quinzena de outubro.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
O clima é de ânimo entre os integrantes do grupo recém-chegado de viagem, composto por empresários baianos e a comitiva formada por representantes das instituições responsáveis. Foram duas semanas de experiências comerciais diversas vividas na Feira de Cantão, que é a feira de Importação e Exportação da China, além de agendas de negócios em mais de cinco cidades do país, como Hong Kong e Guangzhou.
“Todos estamos muito satisfeitos com os negócios gerados e o conhecimento adquirido. Além da Feira de Cantão, que é um vasto universo de oportunidades e aprendizados, visitamos a maior indústria de drones do mundo, uma organização semelhante ao Sebrae e fizemos uma série de reuniões com empresários chineses para troca de experiências. Isso, acompanhados por intérpretes, para garantirmos pleno acesso às informações”, afirmou Cloves Cedraz, presidente da Faceb.
Esta não é a primeira vez que a Faceb, em parceria com outras instituições, promove idas de grupos empresariais à China e a pretensão é que outras experiências sejam proporcionadas. Empresários interessados em participar, devem procurar as associações comerciais das respectivas cidades ou a Faceb diretamente.
Cidades inteligentes
Há também um projeto em desenvolvimento pela Faceb voltado para o intercâmbio Bahia-China. A ideia é realizar em território chinês em 2025 um seminário sobre cidades inteligentes, com o propósito de trazer novidades para as cidades baianas. “É um projeto que queremos executar junto à União dos Municípios da Bahia (UPB), ao Sebrae, governo do Estado e prefeituras baianas. Estamos certos de que trará bons frutos para o nosso estado”, assinala.
A viagem à China realizada em outubro contou com o apoio da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN).
Leia também: Na China, empresários baianos participam da maior feira multisetorial de negócios do mundo
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram