
Agora é oficial. A advogada Lorena Peixoto é a primeira mulher presidente da OAB Subseção Feira de Santana em 52 anos de existência da instituição. Ela foi devidamente empossada na noite desta terça-feira (18), durante cerimônia de posse ocorrida na sede. Além de Lorena, foram empossados o vice-presidente Pedro Mascarenhas Neto, a tesoureira Lísian Motta, o secretário geral Fabiano Vilas Boas, e o secretário adjunto Daniel Vítor.
Compuseram a mesa de honra do evento ao lado dos novos empossados a diretora da OAB Seccional Bahia, Daniela Borges; o vice-presidente da Seccional, Hermes Hilarião; o conselheiro federal, Fabrício Castro, e o presidente da CAAB (Caixa de Assistência aos Advogados da Bahia), Maurício Leahy.
Em seu discurso, Lorena disse que é filha da terra e eterna aprendiz, fruto de uma família regada de muito amor que sempre vibrou com as suas conquistas na advocacia, desde quando teve em suas mãos a carteira de estagiária da OAB Bahia.
“Gratidão a todos que se fazem presentes nesse momento, nesse recorte histórico para a OAB Feira e um marco na minha vida. Nos últimos 52 anos de história da instituição, exatamente uma dezena de mulheres adubou o caminho para que eu chegasse até aqui. Não faltará força de vontade de fazer dar certo”, disse.
Para a atual presidente da OAB Feira, sua posse representa uma quebra de barreiras, e a oportunidade do surgimento de ideias que ecoam com coragem e determinação. “Quando uma mulher chega a um cargo de poder, outras mulheres se sentem inspiradas a buscarem fazer história”, acredita.
O vice-presidente empossado, Pedro Mascarenhas Neto, declarou que “essa cerimônia serve para reforçar o nosso compromisso com a advocacia e para que possamos afirmar que faremos a melhor gestão da história da OAB Feira”, e que “o grupo atual, a nova diretoria, já se mostrou forte nos primeiros dias de gestão”.
A OAB não é apenas uma entidade de classe, segundo Pedro Neto, mas a trincheira da democracia. “Nós lutamos por várias bandeiras e, de fato, buscamos voz, vez e espaço para conquistar o que buscamos”, declarou.
Diversas autoridades do Município e de outras cidades do Estado marcaram presença na cerimônia, a exemplo de representantes do TED (Tribunal de Ética e Disciplina) da OAB Bahia, e dos advogados e vereadores feirenses Marcus Carvalhal – a propósito, ex-presidente da OAB Feira – e Silvio Dias, bem como o procurador e o presidente da Câmara Municipal, advogado Eurico Neto e vereador Marcos Lima, respectivamente.
Representantes da Polícia Militar da Bahia e o pró-reitor da UNEF/Unifan, Gustavo Checcucci, também marcaram presença na cerimônia, dentre outras.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.