Em Salvador, Lula propõe criação do “SUS da Segurança Pública”

Em entrevista realizada nesta quinta-feira (17), em Salvador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou sua intenção de criar um sistema único de segurança pública, inspirado no modelo do SUS (Sistema Único de Saúde). Lula destacou que a violência no país exige uma ação coordenada entre os governos federal, estaduais e municipais, sugerindo a formulação de uma política nacional integrada.

“Quero reunir os 27 governadores para construir uma política de segurança pública que envolva a cidade, o estado e a União”, afirmou o presidente. Ele explicou que o papel de cada nível de governo precisa ser definido, além de uma maior integração entre as forças de segurança. Segundo Lula, atualmente, a Polícia Federal só atua a pedido dos estados, o que limita sua participação direta no combate ao crime.

O presidente mencionou a intenção de enviar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) ao Congresso Nacional ainda este ano, com o objetivo de implementar o novo sistema no início de 2025. A proposta é que o “SUS da Segurança Pública” permita a coordenação das forças policiais em todo o país, com participação das polícias federal, rodoviária e estaduais, além da Guarda Nacional.

Lula destacou que o combate ao crime organizado exige uma estratégia robusta e integrada, uma vez que essa atividade se expandiu para várias áreas. “O crime organizado não é lidar com um bandido, é lidar com uma indústria, até multinacional. o crime organizado está na política, na justiça, no futebol, no sindicato e está a nível internacional”, declarou.

Back To Top