A prefeitura de Feira de Santana, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma live para apresentar os dados da saúde no município nesta quinta-feira (19), via YouTube. Profissionais, coordenadores e gestores de diversos setores da saúde apresentaram o balanço de suas respectivas áreas ao lado do prefeito Colbert Martins, que fez ponderações relacionadas aos dados da saúde referentes aos quatros anos de gestão.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
“Queremos mostrar de forma clara o que Feira de Santana tem e seus números, que são absolutamente importantes e necessários de se saber, mas saúde não se restringe a números e estatísticas. A saúde mostra, através dos números, o que é importante se fazer para as pessoas”, disse Colbert ao abrir a transmissão.
A imprensa, que foi cadastrada previamente, pôde encaminhar perguntas ao final da live.
Investimentos Gerais
A secretária de Saúde, Cristiane Campos, começou apresentando os dados dos investimentos da prefeitura na área. Em quatro anos de gestão, a prefeitura ultrapassou a marca de 3,7 milhões de atendimentos. Os números foram calculados até o dia 13 de setembro de 2024.
Segundo as análises, até o dia 13 de setembro de 2024, foram investidos 527 milhões de reais em saúde. Nos quatro anos, foram 1,8 bilhão de reais alocados na saúde do município.
UPAs e Policlínicas
A saúde do município tem atualmente duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e sete policlínicas. A coordenadora do setor, Vera Galindo, apresentou os dados, destacando que até o dia 1º de setembro, foram 2,2 milhões de atendimentos este ano. Nos últimos quatro anos, foram 11 milhões.
A Atenção Primária à Saúde, que é a base da saúde pública, responsável por desenvolver um conjunto de ações de proteção, cuidado, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução e cuidados paliativos à saúde da população, foi outro ponto bastante ressaltado. Nas 103 unidades municipais, foram 490 mil serviços este ano, contabilizados até o dia 13. Nos últimos quatro anos, foram 1,5 milhão. Apenas o Ambulatório de Diabetes acompanhou 4.938 pacientes.
Na oportunidade, a secretária de Saúde falou ao Acorda Cidade sobre as reclamações de atrasos nos pagamentos de funcionários que trabalham nas unidades do município.
“O município tem realizado repasses mensais para essas empresas. Quando ocorre denúncia da falta de pagamento ou atraso do mesmo, nós entramos em contato com a empresa para averiguar. Quando constatada a veracidade da denúncia, nós notificamos e exigimos que ela pague imediatamente, dando o prazo de até 24 horas. E, desde o início do ano, o prefeito tem acompanhado rigorosamente para que casos como esse não ocorram. Inclusive, foram realizadas substituições de algumas empresas no início do ano”, destacou Cristiane Campos.
TFD
O programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) presta serviços a pacientes com radioterapia, quimioterapia, microcefalia, doença de Crohn, entre outras especialidades, transportando as pessoas tanto para a capital, quanto para outros municípios do estado onde há o tratamento adequado. Este ano, já foram 13 mil pacientes transportados, com acompanhantes. Um total de 56 mil atendimentos em quatro anos.
No último mês de agosto, o Acorda Cidade mostrou uma manifestação de pacientes cadeirantes que cobravam acessibilidade do transporte para se deslocar para Salvador. Ao Acorda Cidade, a secretária Cristiane Campos informou que o problema já foi resolvido.
“Esse problema já não existe mais. Foi disponibilizada uma van, que é exclusivamente para os pacientes cadeirantes. O TFD é composto por uma frota de quatro ônibus, cada um com capacidade para 26 pessoas; três ônibus com capacidade para 16 pessoas; quatro ambulâncias; dois carros pequenos; e essa van, que é exclusiva para os cadeirantes. Este ano, já fizemos mais de 13 mil atendimentos entre pacientes e acompanhantes”.
Medicamentos
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e farmácias populares foram distribuídas 16 milhões de unidades de medicamentos apenas este ano. Um investimento de 40 milhões de reais nos últimos quatro anos, segundo Ícaro Lima, coordenador da assistência farmacêutica.
Vigilância Sanitária
Thaís Borges foi a responsável por trazer os dados da Vigilância Sanitária. Em 2023, foram realizadas 3.118 inspeções. Este ano, até o momento, foram 1.317, com 268 autuações.
Vigilância Epidemiológica
Carlita Correia, coordenadora da Vigilância Epidemiológica (Viep) do município, apresentou os dados. De acordo com ela, este ano, até este mês, foram realizados 114 mil atendimentos pelos programas da Viep, dentre eles o combate às arboviroses, como a dengue, e a vacinação de pessoas e animais contra a raiva.
Dengue
Assim como boa parte do país, Feira de Santana também enfrentou a epidemia de dengue este ano. Em comparação ao ano anterior, o aumento foi significativo, saltando de 3.083 para 7.127 casos confirmados.
Como medida de enfrentamento à doença, foram ressaltados os seguintes números:
- Total de capas disponibilizadas para cobertura de caixas d’água: 12.200 desde 2022.
- Os agentes da vigilância epidemiológica realizaram mais de 816 mil visitas.
- A vacinação contra a dengue atingiu 25 mil crianças e adolescentes.
O destaque foi para o Moto Fumacê, implementado em julho deste ano, que contemplou 1.618 ruas. Em agosto, a SMS chegou a registrar uma redução de 92% nos casos de dengue.
Ainda foram destacadas as campanhas de conscientização contra a dengue divulgadas nos meios de comunicação.
Vacinação
Outro ponto bastante explorado durante o balanço foi a vacinação na cidade. Em 2024, mais de 300 mil pessoas foram vacinadas. O prefeito destacou que a baixa procura pela vacina tem ocasionado o desperdício, já que muitas estão vencendo sem ser utilizadas.
Sobre o assunto, Carlita Correia falou ao Acorda Cidade, destacando a vacina de pólio, que deve vencer até o dia 30 deste mês, e outras vacinas que estão em falta na cidade.
“A cobertura vacinal está baixa porque as crianças dependem dos pais ou responsáveis para levá-las ao posto de saúde para atualização da caderneta, mas até o dia 30 nós temos a vacina. Estamos em falta de outras vacinas importantes, como a tríplice viral, varicela, DTP, a vacina de covid para crianças de seis meses a 11 anos, e a de febre amarela”.
Ainda segundo a coordenadora, o município tem realizado as solicitações de vacinas e aguarda o retorno.
Vacinação Antirrábica
Com uma campanha expressiva este ano, a Campanha de Vacinação Antirrábica para imunizar cães e gatos da cidade contra a raiva, imunizou mais de 44 mil animais. Em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), 1.500 animais foram removidos para passar por análises.
Caps
A rede do Centro de Atenção Psicossocial da cidade (Caps) conta com cinco unidades, entre elas o Caps Infantil e o AD, especializado no tratamento de álcool e drogas, e também o Ambulatório de Saúde Mental. Em toda a rede, este ano foram realizados 38 mil atendimentos até o dia 13. Nos últimos quatro anos, foram 138 mil atendimentos.
Além disso, o município disponibiliza nove residências terapêuticas que atendem 54 pacientes.
“Essas casas ficam em bairros movimentados, e cada uma abriga entre 6 e 8 pacientes, cuidados por técnicos de enfermagem e uma equipe multiprofissional composta por médicos, psicólogos e nutricionistas”, disse Carlita durante a live.
APP Feira Conectada
Lançado recentemente, o Aplicativo Feira Conectada permite realizar solicitações de serviços de várias secretarias municipais, além de agendamentos e consultas, exames e emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Mais de 314 marcações foram realizadas através do aplicativo, representando uma redução de 40% da procura em postos de saúde, até o dia 18 de setembro.
Foram mais de 25 mil downloads do app.
Samu
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também apresentou dados com a coordenadora do setor, Maiza Macedo. Segundo a gestora, o tempo médio de resposta do Samu, desde a chamada pelo solicitante, tem sido de 15 minutos. Atualmente, a frota conta com 4 ambulâncias de suporte avançado, 15 de suporte básico e uma motolância. A coordenadora destacou que, nos últimos quatro anos, foram realizadas 203 capacitações dos profissionais.
Fundação Hospitalar
Gilbert Lucas, presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, destacou os números das unidades de saúde que são referências no município, entre elas o Hospital da Mulher (Hospital Inácia Pinto dos Santos). Nos últimos quatro anos, foram investidos 23 milhões de reais no setor.
Foram mais de 37 mil atendimentos, 2.638 partos normais, 2.190 partos cesáreos, totalizando 4.828 partos no Hospital da Mulher, de janeiro até o dia 13 de setembro.
Neonatal
Na estrutura do bloco neonatal do hospital, foram mais de 790 internamentos. Em atendimentos pediátricos, com até 14 especialidades, foram registrados mais de 15 mil atendimentos.
Cirurgias Eletivas
As cirurgias eletivas no município este ano contabilizam, até o dia 13 de setembro, 355 procedimentos. Nos últimos quatro anos, foram realizados 991.
Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC)
O CMPC realizou, este ano, até o dia 13 de setembro, 39 mil atendimentos. Já o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) realizou 67 mil atendimentos no mesmo período.
Casa de Parto
Inaugurada no Conjunto Feira VII em julho deste ano, a Casa de Parto realizou até o dia 13 de setembro, 70 atendimentos.
Para acompanhar a live completa, assista aqui.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram