‘Eles precisam de nós mais do que precisamos deles’, diz Trump sobre Brasil e América Latina

Trump
Foto: Reprodução/Globo News

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (20) que o Brasil e os países da América Latina necessitam “mais dos Estados Unidos do que os Estados Unidos deles”.

“A relação é excelente. Eles precisam de nós muito mais do que nós precisamos deles. Nós não precisamos deles. Eles precisam de nós. Todos precisam de nós”, declarou Trump em resposta a uma pergunta sobre a possibilidade de conversar com o presidente Lula e sobre como seria a relação com o Brasil e a América Latina.

A declaração foi feita durante uma entrevista no Salão Oval da Casa Branca, enquanto o presidente assinava os primeiros decretos de seu novo mandato. A questão foi levantada pela repórter da TV Globo Raquel Krähenbühl.

Lula defende relações pacíficas com os EUA e outros países

O presidente Lula, ao comentar as declarações de Trump, afirmou que torce para que o mandatário americano realize uma gestão produtiva. “Tem gente que fala que a eleição do Trump pode causar problema na democracia mundial.

O Trump foi eleito para governar os EUA e eu, como presidente do Brasil, torço para que ele faça uma gestão profícua para que o povo americano melhore e para que os americanos continuem a ser histórico ao que é do Brasil”, disse Lula.

Ele também destacou que o Brasil não busca conflitos com nenhuma nação. “Da nossa parte, não queremos briga. Nem com a Venezuela, nem com os americanos, nem com a China, nem com a Índia e nem com a Rússia”, enfatizou.

Trump inicia novo mandato como 47º presidente dos EUA

Trump foi empossado nesta segunda-feira como o 47º presidente dos Estados Unidos. Em seu discurso de posse, prometeu restaurar a grandeza do país e, ao chegar à Casa Branca, assinou diversas medidas.

Entre as primeiras ações de seu novo mandato, Trump concedeu perdão presidencial a 1,5 mil pessoas acusadas de participação no ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021. Ele declarou que espera a libertação dos presos na próxima semana.

Além disso, retirou os EUA do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas, alegando que o pacto prejudicava a economia americana em benefício de outros países. Ele também anunciou a intenção de revogar 79 medidas adotadas pelo ex-presidente Joe Biden.

Trump informou que declarará emergência na fronteira com o México, autorizando o envio de tropas para impedir a entrada de imigrantes ilegais. Prometeu ainda deportar “todos que entrarem ilegalmente”, renomear o Golfo do México como Golfo da América e classificar cartéis mexicanos como organizações terroristas.

“Uma era de ouro para os EUA”

Em seu discurso de posse, Trump declarou o início de “uma era de ouro” para o país. Ele afirmou que pretende expandir o território americano e promover medidas anti-imigração e protecionistas.

“A era de ouro dos Estados Unidos começa neste momento. Nossa soberania será restaurada. Nossa prioridade será criar uma nação que seja próspera e livre (…). Seremos uma nação rica novamente”, concluiu Trump.

Com informações do portal G1

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Back To Top