Comemorado em 6 de janeiro, o Dia de Reis é uma tradição cristã que celebra a visita dos Três Reis Magos — Baltasar, Gaspar e Melquior — ao menino Jesus, guiados pela Estrela de Belém. A data marca o encerramento das festividades natalinas em muitos países e simboliza a manifestação de Jesus como o Salvador.
Além do significado religioso, o Dia de Reis é repleto de tradições culturais e populares, como desmontar a decoração natalina, preparar receitas típicas e realizar cantorias e folias que exaltam a alegria dessa ocasião. A celebração carrega valores de fé, esperança e união.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o padre Júlio César Santa Bárbara, reitor do Santuário Senhor dos Passos, em Feira de Santana, destacou que a festa da Epifania do Senhor lembra a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. Ele explicou o significado e importância da data.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
“Eles, que foram guiados por uma estrela, eram considerados astrônomos ou astrólogos, e chegaram a Belém, em uma gruta, onde estava o Menino Jesus, Maria, sua mãe, e São José. E ali eles adoraram o menino, reconhecendo neste menino o Salvador enviado por Deus. E eles levaram presentes para o Menino Jesus”.
Segundo o padre, a Igreja, em sua liturgia, celebra no dia 5 a festa da Epifania do Senhor, ou a festa dos Reis Magos. Porém, conforme explicou, a festa dos Magos ganhou uma data própria e se tornou uma festa muito popular, a festa dos Reis ou dos Santos Reis.
“Ela ganhou a data do dia 6 de janeiro, mas no dia 5 teremos missa em todas as igrejas. É um domingo, então temos muitos horários de missa nas igrejas, aqui no nosso Santuário Senhor dos Passos também. No dia 6, também teremos missas em nossas igrejas. E, certamente, o povo vai celebrar muito a Folia de Reis”, afirmou.
O padre explicou ainda que os Reis Magos não eram reis, e sim magos. Eles eram ligados aos astros, às estrelas, por isso fala-se em Estrela de Belém.
“Eles foram iluminados, conduzidos pela Estrela de Belém. Eles levaram presentes que foram ouro, incenso e mirra para Jesus. O ouro representa a realeza de Cristo. O ouro era reservado para os reis. Então, por isso, Cristo já reconhecido como rei, recebe ouro. Recebeu também incenso. O incenso era oferecido aos deuses. Então, aqui o incenso representa a divindade de Cristo. A mirra era usada para embalsamar os corpos. Então, nesse sentido, a mirra representa a humanidade de Cristo”, detalhou.
O padre Júlio César Santa Bárbara disse ainda que a festa Folia de Reis tem origem portuguesa, que veio para o Brasil no século XVIII.
“Culturalmente falando, há festas no Brasil todo em referência aos Reis Magos. É uma festa bonita, pois os cantadores, os instrumentistas saem pelas ruas cantando, louvando ao Deus Menino. Nesse sentido, a Folia de Reis guarda culturalmente um significado muito forte de louvor, de adoração, de reconhecimento ao Menino Deus. E como nós somos um povo folião, somos um povo alegre, a Folia de Reis ressalta a nossa alegria”.
Missas no Santuário Senhor dos Passos
As missas serão realizadas nos dias 5 e 6. No dia 5, as missas serão às 8h30 e às 19h. No dia 6, o Dia da Folia de Reis, a missa será às 7h15.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram