Neste dia 4 de outubro, é celebrado o Dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e da natureza. A data foi marcada por uma cerimônia especial na Paróquia de Santo Antônio dos Frades Capuchinhos, em Feira de Santana, onde foi realizada a tradicional Bênção dos Animais, mantendo viva essa fé e tradição. São Francisco, conhecido por seu amor pelas criaturas e pela natureza, é celebrado em várias partes do mundo.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
O momento é uma oportunidade para os devotos renovarem sua fé e expressarem seu amor e responsabilidade por seus bichinhos. Com as bênçãos oferecidas, muitos sentem-se conectados com o legado do santo, que viveu profundamente o Evangelho através do respeito e carinho pela criação de Deus.
Ao Acorda Cidade, Frei Jardel destacou a importância de São Francisco para os fiéis e para os animais. Ele explicou o significado do dia.
“São Francisco é o patrono da natureza e dos animais, mas não só isso, ele é aquele que viveu o Santo Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo os seus passos. Por isso que, no dia de hoje, nós temos ele como patrono dos animais, por conta desse seu estímulo com a natureza, com o contato com as criaturas, das coisas que Deus fez. Então ele teve esse contato, este carinho. Por isso que ele é o patrono da natureza dos animais, das plantas, e então, tendo este contato, ele viveu profundamente o Evangelho”.
Nesta sexta-feira, às 19h, haverá uma grande cerimônia para homenagear São Francisco, além de conceder o poder de sua bênção aos animais.
“Que estejam todos convidados para a celebração de logo mais às 19 horas, para celebrarmos junto com a nossa família capuchinha franciscana o dia de São Francisco, que é o nosso Pai Seráfico, o fundador da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. É uma bênção que os animais recebem no dia de hoje, já feita por São Francisco, não só aos animais, mas também toda a gente e para todos os animais, passarinho, cavalo, papagaio, qualquer um”.
Na celebração desta manhã, entre os devotos que trouxeram seus animais para a bênção, estava Gina Cláudia de Oliveira. A massoterapeuta esteve presente pela primeira vez com seu cãozinho de apenas dois anos.
“Eu sou devota de São Francisco de Assis e eu acho que o meu animalzinho merece receber uma bênção. Toda a bênção é divina. Eu acho que toda vez que a gente recebe uma bênção a gente se renova. Nosso espírito se enche de amor, de carinho, de ternura e a gente divide isso com outras pessoas. A gente se enche de bênção para dividir com outras pessoas e eu acredito que o meu animal merece receber a bênção para que ele fique mais calmo, mais sereno e por ele receber a bênção eu também recebo por consequência”.
A fotógrafa Grace Coli também trouxe seus quatro cães para receberem a bênção pela primeira vez: Biscoito, Pudim, Torrada e Feijão, todos da raça Pug. Ao Acorda Cidade, ela explicou a importância do momento para a família.
“Eu acredito que eles são anjos na vida da gente. E receber a bênção de São Francisco é importante porque eles seguem sendo esses anjos e agora abençoados. Então para mim realmente faz muita diferença”, afirmou.
Grace brincou que espera que os animais fiquem mais calmos após a bênção. Os cachorrinhos, que têm entre um e quatro anos, deram um pouco de trabalho para chegar à igreja, mas o importante foi participar do momento da bênção, como contou a tutora.
“Não é fácil, embola nas perna, embola a coleira, mas a vida é assim mesmo, é feliz com a bagunça deles, a gente se entende. Eu espero que eles fiquem um pouco mais calmos, que eles recebam essa bênção e digam: agora sim eu posso ser um pouquinho mais calmo”, contou.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram