O Centro Universitário de Cultura e Arte da Universidade Estadual de Feira de Santana (Cuca/Uefs) sedia os espetáculos “Mooca ou Fazer em Casa em Tupi-Guarani” e “A arte de governar a si mesmo” nos dias 6 e 7 de novembro, a partir das 19h30, no Teatro Universitário.
As peças fazem parte do “II Redemoinho de Saberes: Jornada de Pesquisa em Narração de Histórias”, evento interinstitucional de pesquisadores/as em contação de histórias. As inscrições são gratuitas.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
O espetáculo “Mooca ou Fazer em Casa em Tupi-Guarani” de Giuliano Tierno é uma apresentação destinada ao público adulto que fala sobre o bairro da Mooca, localizado na zona leste de São Paulo. A Mooca é um bairro constituído pelo imaginário da imigração italiana e que foi permeado por fábricas, por um fluxo intenso de trabalhadoras e trabalhadores.
Na peça, o narrador evoca memórias afetivas e coletivas, revisa imaginários a partir de seus pontos de vista e das analogias poéticas que propõe a partir das narrativas de contos de diversas tradições. Além disso, percorre a formação de cortiços (moradias coletivas), de aquilombamentos dos povos negros, e fala da migração nordestina e da vida operária.
Já a peça “A arte de governar a si mesmo” de Daniela D’Andrea conta a história de um príncipe temperamental e desinteressado que é colocado sob a observação de um mestre ancião. A partir de uma história moldura da tradição oral árabe, o espetáculo se desenha como uma coletânea onde as histórias se entrelaçam.
Sobre os artistas:
Giuliano Tierno é doutor e mestre em Artes pelos Instituto de Artes da UNESP. Artista, pesquisador da retomada do conto como prática artística em contexto urbano. Sócio-fundador d’A Casa Tombada [Lugar de Arte, Cultura, Educação]. Idealizador, coordenador e professor do curso de pós-graduação Narração Artística: Caminhos para contar histórias em contexto urbano.
Daniela D’Andrea é atriz, contadora de histórias, escritora, figurinista, graduada em licenciatura em Artes Visuais, Pós-graduação em Narração Artística em Contexto Urbano. Diretora artística da premiada Cia Teatral Faz e Conta que produziu 7 espetáculos de teatro narrativo. Alguns de seus livros: “Quanta História Numa História! – relato das experiências de uma contadora de histórias”, “Teia de Experiências – reflexões sobre a formação do contador de histórias” e “Mergulho na História – BarbAzul”. Integrante do Coletivo Portal das Histórias que tem uma plataforma de conteúdo on-line sobre a arte da palavra.
Evento: II Redemoinho de Saberes – Jornada de Pesquisa em Narração de Histórias
Espetáculo: Mooca ou Fazer em Casa em Tupi-Guarani
Artista: Giuliano Tierno
Data: 6 de novembro de 2024
Horário: das 19h30 às 21h
Local: Teatro Universitário do Cuca
Endereço: R. Conselheiro Franco, 66. Centro. Feira de Santana – BA.
Inscrições: https://jornadaredemoinho.org/inscrigues
Espetáculo: A arte de governar a si mesmo
Artista: Daniela D’Andrea
Data: 7 de novembro de 2024
Horário: das 19h30 às 21h
Local: Teatro Universitário do Cuca
Endereço: R. Conselheiro Franco, 66. Centro. Feira de Santana – BA.
Inscrições: https://jornadaredemoinho.org/inscrigues
Mais informações: https://instagram.com/redemoinhodesaberes
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram