Coutinho deixará comando da PM e coronéis brigam em aniversário; saiba detalhes

O comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Paulo Coutinho, será exonerado do cargo. Uma fonte do Informe Baiano confirmou no sábado (22/03) que a decisão já foi tomada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o anúncio oficial deve ocorrer essa semana.

Nos bastidores, Jerônimo já havia avisado ao conselho político do Governo que mudaria os comandos das forças de segurança após os 200 anos da PM. O chefe do Executivo também disse em uma conversa interna que Coutinho exerceu a função com brilhantismo e dedicação.

Na última sexta-feira (21/03), Coutinho completou 61 anos e celebrou a data com um evento que contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior, além de militares e políticos. Ainda segundo a fonte do IB, Coutinho teve conversas reservadas com Geraldo Júnior, o que aumentou as especulações sobre sua saída. Ambos estavam bastante tensos.

Outras fontes do IB relataram ainda um episódio polêmico durante a festa: dois coronéis teriam brigado e trocado socos, o que foi visto como uma desmoralização dentro da corporação.

Ainda não há uma definição oficial sobre quem substituirá Coutinho, mas alguns nomes estão sendo cogitados.

1. Coronel Magalhães: se confirmado, sua indicação teria influência de Maurício Barbosa, ex-secretário de Segurança Pública.
2. Coronel Machado: atual subcomandante-geral da PM, conta com apoio de uma ala da corporação, mas sua nomeação não é considerada fácil. Seria indicação de Coutinho.

Back To Top