Foi realizado neste domingo (22) uma edição especial do projeto Rua Viva, iniciativa da prefeitura de Feira de Santana, realizada na Avenida Noide Cerqueira. A programação começou às 7h com a corrida do Sest/Senat, que contou com a participação de cerca de 1.400 atletas.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Daniel Correia, que é diretor do Sest Senat de Feira de Santana, afirmou ao Acorda Cidade que a instituição se preocupa e promove constantemente eventos relacionados ao incentivo ao esporte e a promoção da saúde.
“Esse é um dos pilares de atuação, temos treinamentos e serviços ofertando saúde e a gente acredita que a prática esportiva é uma forma de incentivar a saúde do trabalhador em transporte, que é o nosso público principal. A gente acredita que o esporte tem que ser incentivado desde a infância para que a gente tenha uma velhice mais saudável”, afirmou.
De acordo com Daniel, a ideia de inserir a corrida no período específico da Semana Nacional do Trânsito tem o intuito de sensibilizar os participantes sobre a importância do trânsito mais seguro. Além da corrida, outros serviços foram disponibilizados.
“Temos nossos parceiros oferecendo serviços diversos como aferição de pressão, teste de glicemia, distribuição de brindes, direcionamento para serviços de fisioterapia, psicologia, nutrição e odontologia”, informou.
O ganhador dos 10 km da corrida do Sest/Senat foi o caminhoneiro Mateus de Jesus Costa, 34 anos. Ele fez o percurso em 34 minutos e disse ao Acorda Cidade que apesar da rotina complicada por estar sempre viajando, os treinos são prioridade.
“Onde eu tiver, faço meu treino. Tem quem procure desculpas e quem corra atrás, eu sempre corro atrás. Rodo a Bahia toda de caminhão fazendo entregas, mas sempre busco esse tempo para cuidar da saúde com os treinos e a busca por uma alimentação equilibrada”, disse.
Já o ganhador dos 5 km foi Francisco Rodrigues, de 43 anos, que é jardineiro, e fez o tempo de 17 minutos e 25 segundos. Ele contou ao Acorda Cidade que já corre há 16 anos e que já foi campeão em seis corridas.
“A preparação é longa, temos muitas corridas em Feira e a gente está sempre se preparando. Espero que os órgãos públicos comecem a olhar o esporte na cidade de forma diferente e invistam mais”.
Na categoria feminina dos 5 km, a vencedora foi Naylde Yngred, de 45 anos. Ela fez o tempo de 22 minutos e 56 segundos e contou que um dos períodos mais críticos do percurso foi a subida do viaduto.
“O viaduto é logo no início e acaba quebrando a gente. A gente cansa um pouco mais, mas é um desafio. Comecei a correr em 2019 de forma aleatória, depois entrei num clube de corrida para poder me preparar. Já corri duas maratonas e hoje ganhei essa corrida. Estava preparada, queria fazer um tempo um pouco menor, mas já esperava a vitória”, disse.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram