A Praia da Penha, na Ribeira, na Cidade Baixa de Salvador, recebe a sétima e última etapa da Copa Baiana de Vôlei de Categorias de Base 2024. Com as categorias sub-14 (trios), sub-16 (duplas) e sub-18 (duplas), 266 atletas, entre meninos e meninas, entrarão nas quadras de areia da Arena Ribeira neste sábado, 26, e domingo, 27.
Abrindo a competição, no sábado, 26, às 8h, é a vez dos 22 trios mistos da categoria sub-14 disputarem o torneio. Já no domingo, 27, simultaneamente e começando às 8h, as duplas masculinas e femininas das categorias sub-16 e sub-18 disputam o título.
O circuito de categoria de base da Federação Baiana de Voleibol (FBV) conta com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Ao todo, já foram realizadas seis etapas neste ano, sendo Lauro de Freitas e Vitória da Conquista no vôlei de praia; e Itabuna, Jacobina, Guanambi e Salvador na variação de quadra. Confira mais eventos esportivos e de lazer apoiados pela autarquia estadual neste final de semana:
Badminton – A Arena de Esportes da Bahia, em Ipitanga, Lauro de Freitas, recebe neste sábado, 26, a 2ª etapa do Campeonato Baiano de Badminton 2024. Após a primeira etapa em agosto, cerca de 60 atletas vão disputar o evento das 8h às 17h em busca da definição do campeão baiano na soma de pontos das duas edições. Representantes das cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Mata de São João e Aporá se juntam a desafiantes oriundos de outros estados, como o Amapá, e até de outros países, como Dinamarca e Índia, nas sete categorias masculinas e sete femininas.
Taekwondo – Neste final de semana, o Colégio Estadual Indígena Pataxó, localizado no povoado de Coroa Vermelha, no município de Santa Cruz Cabrália, na Costa do Descobrimento, recebe a Copa das Nações de Taekwondo. Cerca de 200 atletas competem em três categorias: o kyorugui (lutas), poomsae (espécie de luta imaginária) e kyokpa (quebramento). Eles são oriundos, em sua maioria, do povoado de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália e de outras cinco cidades (Porto Seguro, Salvador, Ilhéus, Iguaí e Vera Cruz).
Copa Loreta Valadares – A bola segue rolando para a terceira edição da Copa Loreta Valadares neste final de semana com a segunda rodada. Após a rodada inaugural no último final de semana, mais oito equipes entram em campo no domingo, 27, na Vila Militar Dendezeiros, em Salvador, e no Estádio Municipal de Lauro de Freitas, em quatro jogos pela segunda rodada.
As disputas iniciam pela manhã no equipamento esportivo militar na Cidade Baixa a partir das 9h, com o jogo entre Escola Baiana de Futebol e o Real Itapuã. Em seguida, CF4 e Remo duelam por volta das 10h30. Ambas as partidas são pelo grupo C. Pela tarde, o estádio de Lauro de Freitas recebe os duelos de Abrantes x Alfa Camaçari, às 13h; e de As Minas Futebol Capelão x Unidos de São Sebastião do Passé às 14h30, todos pelo grupo D.
Jiujitsu – Neste sábado, 26, em Capim Grosso, na Bacia do Jacuípe, a Federação Baiana de Jiu-Jitsu e MMA (FBJJMMA) promove o Curso de Regras e Arbitragem para formação e qualificação de árbitros de jiu-jitsu, no Ginásio Municipal de Capim Grosso. A atividade ocorre entre as 17h e as 18h.
Já no domingo, 27, a partir das 9h, o ginásio recebe o Capim Grosso Open de Jiu-Jitsu. Cerca de 350 atletas inscritos entre 4 e 55 anos competem nas categorias: pré-mirim, mirim, infantil, infanto juvenil, juvenil, adulto e master – das faixas coloridas, branca, azul, roxa e preta -, em busca de pontos para o ranking estadual 2024.
Judô – A Mega Etapa de Judô acontece neste final de semana no Ginásio do SESI, em Simões Filho. Com as pesagens na sexta-feira, 25, os combates serão realizados no sábado, 26, a partir das 9h, com atletas das classes sub-11, sub-13, sub-15, sub-18, sub-21, iniciantes, veteranos e sênior.
A atividade encerra o calendário de competições estaduais de 2024 das referidas classes e que passou por diversas cidades baianas, fomentando, dessa forma, a prática da modalidade.
Canoagem – A 6ª etapa do Campeonato Baiano de Canoagem Velocidade e Paracanoagem vai acontecer na cidade de Ubatã, na região do Médio Rio de Contas, neste domingo, 13, a partir das 09h30. O evento vai reunir mais de 120 atletas das cidades de Itacaré, Maraú, Ubatã, Camamu e Ubaitaba e é promovido pela Federação Baiana de Canoagem (Febac).
Xadrez – O Campeonato Baiano de Xadrez Rápido e Blitz 2024 desembarca na Princesa do Sertão neste final de semana. As disputas da variação rápido acontecem a partir das 13h do sábado, 26, e da blitz no domingo, 27, às 13h, ambos no Shopping Avenida, no Sim, em Feira de Santana.
No sábado, 26, serão disputadas sete rodadas no formato de jogo do sistema suíço, no ritmo rápido e na cadência de jogo de 10min + 5seg. Já o baiano blitz terá 11 rodadas no domingo, 17, também no sistema suíço, mas com cadência de jogo de 3min + 2 seg.
Cerca de 50 pessoas disputam dez categorias (absoluto, feminino, veterano 60+, deficiente visual, sub-18, sub-16, sub-14, sub-12, sub-10 e sub-8). Válido pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e a Fédération Internationale des Échecs (FIDE), com a organização da Federação Baiana de Xadrez (FBX), o torneio busca movimentar os ratings dos enxadristas da Bahia de forma que contribui para o intercâmbio e a melhoria do nível técnico no interior.
Natação – A piscina de 25 metros da Piscina Olímpica da Bahia recebe o IV Concurso Master de Natação neste sábado, 26, a partir das 9h. Serão disputadas as provas de 800m livre; 100m livre; 100m medley; 50m costas; 100m peito; 50m borboleta; e 4x50m medley.
Caravana do Lazer – Neste final de semana, o Recôncavo Baiano será a sede da Caravana do Lazer. A histórica cidade de Cachoeira recebe as capacitações para agentes de lazer nesta sexta-feira, 25, na sede da Associação dos Moradores Estáveis da Ladeira da Cadeia (AMELC), enquanto os dias de lazer acontecem no sábado, 26, e no domingo, 27.
Neste período, a equipe técnica da Sudesb, em parceria com a Prefeitura de Cachoeira e a AMELC, vai promover uma série de atividades de capacitação, esportivas e de lazer. O processo de capacitação envolve dinâmicas de resgate de atividades lúdicas e recreativas, que são pouco comuns nos dias de hoje, para o treinamento de pais, professores e demais pessoas maiores de idades dispostas a reacender o espírito infantil como agentes de lazer na comunidade local.
Já nos dias do lazer, ocorre a parte prática da capacitação de forma gratuita para a população, com oficinas de pintura e leitura infantil; jogos de tabuleiro; cama elástica; práticas de desenho e incentivo à arte; piscina de bolinha; mini trave de futebol; peteca elástica; dominó gigante, xadrez gigante e ludo gigante. As atividades acontecem das 13h30 às 17h no sábado, 26, na Faceira; e das 8h30 às 12h no domingo, 27, na Ladeira da Cadeia.