Dominique Mendes Santana, de 17 anos, é um exemplo vivo de determinação, superação e talento. Nascido em Feira de Santana com paralisia cerebral, uma condição que afeta suas habilidades motoras e cognitivas, Dominique descobriu uma forma única de se destacar e inspirar outros jovens. Mesmo com suas limitações, ele se destacou como um excelente jogador de Free Fire, um game muito popular entre jovens e adultos.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Estudante do Instituto de Educação em Tempo Integral Gastão Guimarães, Dominique encontrou uma maneira de contornar suas dificuldades físicas para usar aparelhos eletrônicos com o nariz. A descoberta foi feita aos sete anos e mudou sua vida. Hoje, ele é admirado por colegas, professores e sua cuidadora, que acompanham de perto sua trajetória de persistência.
Um exemplo de superação desde o nascimento
A história de Dominique começa com um desafio. Por conta de um erro médico durante o parto, ele nasceu com paralisia cerebral, uma condição que afetou seu desenvolvimento motor e cognitivo. Ainda assim, o jovem de Feira de Santana não permitiu que essa condição definisse seus limites.
Dominique provou que é possível vencer as limitações e criar novas habilidades. Aos sete anos, ele descobriu que poderia usar o nariz para operar aparelhos eletrônicos, o que lhe deu independência e abriu novas portas.
“Eu ia usar os dedos, mas não conseguia. Então eu tive a habilidade, a brilhante ideia de usar o nariz, e aí deu certo. Aqui na escola, tanto na biblioteca quanto na secretaria, os meninos que também jogam ficam impressionados com o modo que eu jogo e o que eu já alcancei no jogo. Para mim, isso é uma motivação para os outros”.
A trajetória no Free Fire
Dominique não só superou barreiras tecnológicas como também se destacou no famoso Free Fire, um jogo de estratégia e precisão. A princípio, o processo de adaptação foi desafiador.
“No início foi muito difícil. Mas é o início, né? Tem uma certa dificuldade, mas ao longo da minha carreira eu fui evoluindo, e hoje eu jogo muito bem”, explicou.
Após sete anos de treino e dedicação, Dominique se tornou um jogador habilidoso, utilizando apenas o nariz para controlar o jogo. “Eu fui treinando, focado mesmo, treinando todos os dias. Hoje, depois de sete anos jogando, eu evoluí, fiquei bom, e hoje eu tenho conteúdo”, acrescentou.
O cotidiano de Dominique
Além de ser um prodígio no Free Fire, Dominique é um estudante dedicado e trabalha como monitor remunerado no colégio. Ele faz suas tarefas escolares e, com a mesma determinação que usa nos jogos, aplica-se aos estudos.
“Eu faço tudo sozinho, estudo, foco nas matérias. Eu assisto as aulas, e só assistindo as aulas, eu aprendo o conteúdo inteiro sem precisar estudar todos os dias”.
O jovem enfrenta dificuldades, mas sempre encontra motivação para seguir em frente. Ele contou sobre um dos momentos mais desafiadores de sua jornada, quando teve sua conta do Instagram hackeada.
“Minha cuidadora falou: ‘Você quer parar onde você está ou quer continuar e começar tudo do zero?’ E eu recomecei tudo do zero”, contou ao Acorda Cidade.
Sempre alegre e participativo, este ano, ele foi um dos destaque da Gincana Estudantil do Gastão.
Professores e cuidadora: o apoio de uma rede
Para a professora Vanessa Reis, que ensinou biologia para Dominique, ele é um aluno de destaque. Em entrevista ao Acorda Cidade, ela explicou como o jovem sempre se mostrou dedicado às aulas.
“Dominique é um dos alunos mais incríveis que já tive. Ele era um dos poucos que estava conectado com a aula. Eu percebia a atenção dele. Ele sempre respondia às perguntas de forma adequada. Minha experiência com o Dominique eu nunca vou esquecer”, declarou a professora.
Vanessa ainda contou como ele usava o nariz para realizar as provas e ficava impressionada com sua habilidade.
“A cuidadora me explicou que ele mandava a resposta para ela pelo WhatsApp, e um dia, por curiosidade, eu falei ‘deixa eu olhar’ e não tinha erro de digitação. Fiquei surpresa com o nível de concentração e habilidade dele”, revelou.
A cuidadora Aldenice Souza, que acompanha Dominique diariamente, falou com orgulho sobre o quanto ele é uma inspiração.
“Cada dia com o Dominique é um aprendizado. Ele é uma pessoa muito comprometida com os estudos, com o que ele aprende. Nós temos uma parceria mais de amizade do que de trabalho, para ser sincera”, afirmou Aldenice.
“Jovens, não desistam dos seus sonhos”
Dominique já tem planos para o futuro e não esconde seu sonho: cursar Engenharia de Computação. Determinado, ele já sabe o caminho que quer seguir após o ensino médio.
“Eu vou fazer faculdade durante cinco anos, na área de computação. Eu adoro isso, amo computador, gosto de criar jogos, então vou seguir essa carreira porque dá muito dinheiro. Tem muitas empresas procurando alguém dessa área”, frisou.
Para todos os jovens que enfrentam desafios semelhantes ou não, ele deixa uma mensagem inspiradora. “Um recado que eu dou aos meus seguidores, aos jovens é que nunca desistam dos seus sonhos”, disse.
A história de Dominique é um exemplo de como a determinação e o apoio podem fazer a diferença na vida de um jovem. Ele é uma inspiração para todos que o conhecem e, sem dúvida, um exemplo de superação para outros jovens que também acreditam no poder da educação e da tecnologia.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Leia também: Conheça a história de superação de Dominique
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram