A Escolinha de Futebol das Lages, em Conceição do Jacuípe, realizou na manhã deste domingo (20) um evento em comemoração ao mês das crianças. A programação contou com partidas de futebol, brincadeiras, premiações e a distribuição de brinquedos e lanches.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
O projeto social, que surgiu há 8 anos, oferece a jovens e adolescentes treinos de futebol de forma gratuita. Hoje, a escolinha atende cerca de 70 atletas. Em entrevista ao Acorda Cidade, o treinador de futebol e responsável pela escolinha, Manoel Messias, contou que o projeto surgiu com um objetivo muito nobre.
“A gente via muitos meninos da comunidade morrendo por conta das drogas. Durante os dias da semana, não havia nenhuma opção para as crianças. Sempre a gente se perguntava o que poderíamos fazer. Aí veio a ideia de abrir um núcleo sobre futebol. Amadurecemos a ideia, muitos achavam que não daria certo, mas hoje estamos vendo o resultado”, disse Manoel.
Muitos pais e responsáveis presentes durante o evento demonstraram acreditar no propósito declarado pelo treinador. Maria do Rosário é tia do atleta Daniel Santos, de 16 anos. Ela contou que se sente bem em saber as possibilidades que a escolinha oferece para o sobrinho.
“É um projeto que abrange toda a comunidade. Não só das Lages, mas de toda Conceição do Jacuípe. Foi através desse projeto que meu sobrinho pôde participar da Copa das Favelas, no campo de São Marcos, em Salvador. A escolinha é muito importante para a nossa cidade porque tira o jovem do meio ruim, do meio das drogas”, afirmou Maria do Rosário.
As partidas reproduzindo o Ba-Vi, clássico Bahia e Vitória, foram realizadas nas modalidades sub-11, sub-15 e sub-17. Adriana da Conceição, supervisora da escolinha, revelou a satisfação ao reunir toda a comunidade em um evento voltado para as crianças. Ela destacou que a escolinha tem um papel muito importante na vida dos jovens que sonham em ser jogadores profissionais.
“A gente prepara os atletas e levamos para fazer avaliações nos clubes oficiais. Às vezes, a gente consegue trazer a avaliação para Conceição do Jacuípe. E seguimos trabalhando desta forma, com apoio da comunidade, dos comerciantes e das pessoas que acreditam no nosso trabalho”, disse Adriana.
Vitor é jogador profissional e foi campeão pelo Monte Azul na Copa Paulista 2024. Ele é ex-morador da Ilicuritiba, bairro que fica próximo da comunidade das Lages. Vitor contou ao Acorda Cidade a satisfação ao revisitar a cidade natal e participar do evento.
“Eu treinei aqui nas Lages. Vim prestigiar o projeto do professor Manoel e da professora Adriana. É uma iniciativa muito importante, porque tira as crianças das ruas e dá um pouco de felicidade, acreditando no sonho delas, que mesmo começando em uma escolinha podem se tornar jogadores profissionais”, disse Vitor.
Os filhos de Vera Lúcia fazem parte do projeto social. Ela contou que a escolinha trouxe mudanças significativas para os irmãos Samuel, de 13 anos, e Levi, de 11 anos.
“Eu estou amando o projeto. Tem sido muito importante para meus filhos na parte da educação e da disciplina. A equipe está de parabéns. Eu acredito que, assim como eu, outras mães estão felizes. Só em ver o brilho no sorriso da criançada, acredito que toda a comunidade está feliz”, finalizou Vera Lúcia.
Confira abaixo outras fotos do evento
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão da jornalista Andrea Trindade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram