Compromisso com a democracia: aos 100 anos, idosa vai às urnas para votar em Feira de Santana

Eulália Lopes Araújo
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Dona Eulália Lopes Araújo, uma moradora de Feira de Santana com 100 anos de idade, se prepara para mais uma vez exercer seu direito ao voto. Mesmo não sendo mais obrigada, uma vez que o voto é facultativo para maiores de 70 anos, Dona Eulália faz questão de participar das eleições municipais, neste dia 6 de outubro, e participar do processo democrático. “Porque eu tenho meu candidato e preciso votar para ele”, declarou.

Dona Eulália reconhece que, mesmo sem a obrigação legal, sente que ainda é sua responsabilidade participar das eleições e ajudar a decidir os rumos da governança do município nos próximos quatro anos.

“Eu não queria, mas tenho que votar por causa do meu candidato, eu tenho que dar um votinho a ele”. Para ela, a alegria do dia também vem do ato de exercer a cidadania. “Vou votar e com alegria. A gente fica com aquela alegria de votar no candidato da gente”, contou.

A rotina da idosa no dia da votação começou cedo. Quando a reportagem do Acorda Cidade a encontrou, ela já estava a caminho do Colégio Santo Antônio. Ela reafirmou sua determinação e ainda comentou que, mesmo em outras eleições, nunca deixou de cumprir seu dever como cidadã.

“Eu nunca deixei de votar. Mesmo aos 100 anos de idade, eu quero ir pra urna”, disse ao Acorda Cidade.

Eleitores
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

De uma vitalidade inspiradora, ela é daquelas que não para só porque chegou na terceira idade, pelo contrário, faz questão de se manter sempre em movimento e participando das decisões importantes de sua vida e da sociedade também.

Sua filha, Eneida Araújo, acompanha esse desejo da mãe e compartilha um pouco da rotina de Dona Eulália, que frequenta academias regularmente para se manter sempre ativa, inclusive, para momentos especiais como esse, das eleições de 2024.

“Ela faz academia há mais de 56 anos e não para. Vai de bem com a vida, feliz porque sabe os benefícios dos exercícios para ela e é por isso que ela chegou nessa idade em forma”. Além disso, a lucidez e a memória forte impressionam os que convivem com ela. “Nas consultas, sempre duvidam da idade dela. Ela se mantém tão bem que a gente precisa explicar que realmente são 100 anos”, conta Eneida.

Eulália Lopes Araújo
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Dona Eulália não depende de muletas ou cadeira de rodas, algo que ela atribui à prática constante de exercícios. Eneida também observou o quanto a determinação da mãe inspira outras pessoas. “Todas as vezes que ela vai, tem sempre alguém comentando sobre isso, que foi para academia por causa dela”.

Ao lado da filha, Dona Eulália seguirá para sua seção eleitoral para o aguardado momento. Eneida conta que, embora a seção seja no andar de cima e envolva a subida de escadas, Dona Eulália enfrenta o desafio com firmeza. “Ela reclama quando chega, mas na hora de votar, ela está feliz. Volta e sai tranquilamente”, disse Eneida.

A atitude de Dona Eulália reflete o compromisso com a cidadania, inspirando não apenas sua família, mas também toda a sociedade. Mesmo com 100 anos, ela segue firme na defesa da democracia.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Leia também:

Acompanhado do candidato a vice, José Ronaldo vota no Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães

Morador de Feira de Santana retira cartazes eleitorais colados na madrugada: “Uma esculhambação”

Feira de Santana amanhece repleta de santinhos espalhados pelas principais avenidas da cidade

Eleitores “madrugam” em colégios para votar em Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Back To Top