Comissão de Saúde da Câmara se reúne com secretário para debater pagamento dos profissionais e melhorias na saúde

comissão saúde câmara municipal se reúne com secretário de saúde (1)
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O secretário municipal de saúde, Rodrigo Matos, recebeu na tarde desta segunda-feira (10) a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Feira de Santana. Durante a reunião, foram discutidas demandas como a presença de dentistas nas unidades de saúde do município e o pagamento dos profissionais de saúde.

comissão saúde câmara municipal se reúne com secretário de saúde (1)
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Rodrigo Matos destacou que a reunião foi produtiva, onde ele teve a oportunidade de esclarecer alguns pontos e apresentar aos vereadores os projetos que devem ser executados nos próximos meses e anos.

“Foi uma reunião muito boa, porque entendemos que a Câmara de Vereadores é uma caixa de ressonância da sociedade. Eles representam grupos diversos da comunidade de Feira de Santana, e é uma oportunidade de prestarmos contas sobre o que estamos fazendo, oferecendo à sociedade informações sobre nossos projetos. Reunião boa é aquela em que os representantes colocam seus posicionamentos, suas demandas, pois esses vereadores são representantes do povo. Por isso, a reunião foi excelente, pois essas demandas foram trazidas”, afirmou.

Sobre a cobrança da falta de dentistas, o secretário afirmou que o ponto crítico não são os profissionais, mas sim os materiais necessários para oferecer um melhor atendimento. Segundo ele, os insumos estão em processo de aquisição.

Quanto aos pagamentos atrasados, Rodrigo Matos assegurou que em pouco tempo o problema será resolvido. “Nesta reunião, tivemos a oportunidade de explicar a dificuldade que encontramos, mas assumimos a responsabilidade de resolver o problema, que se tornou nosso a partir do momento que assumimos o governo. Já avançamos muito no pagamento desse retroativo e, em breve, tudo estará resolvido”, afirmou.

O secretário Rodrigo Matos também abordou as reclamações relativas aos exames de ressonância magnética. Ele destacou que havia uma grande demanda por esse exame e salientou que os mutirões para eliminar a fila de exames em 100 dias incluíram a ressonância magnética.

“Já realizamos muitas ressonâncias e ainda há demanda a ser agendada. Mas estamos chegando a cerca de 80% do agendamento do que foi cadastrado. Quando concluirmos, obviamente, todos esses agendamentos estarão feitos. Além disso, já aumentamos o número de exames ofertados diariamente, pois identificamos que o que é ofertado em Feira de Santana de ressonância não é suficiente para a demanda. Então, já aumentamos a oferta e o número de locais onde essas ressonâncias podem ser realizadas”, destacou.

O vice-presidente da Comissão de Saúde, vereador Jorge Oliveira, destacou que a reunião foi proveitosa para esclarecer os pontos levantados pela comissão.

“Primeiro, conversamos sobre os contratos vencidos, muita gente sendo demitida, mas que depois retornará com nova empresa, nova licitação. Também falamos sobre a ortopedia do município, que é fraca. Ele garantiu que realmente haverá mudanças e novidades, o que é muito importante. Ele está ciente da demanda reprimida de vários exames de alta e de baixa complexidade e demonstrou vontade de trabalhar para resolver essas questões. Percebemos que o município não tinha dinheiro para a saúde, mas José Ronaldo, com sua capacidade de gestão, está promovendo um remanejamento e já está tudo praticamente pago”, destacou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Back To Top