Um filhote de lobo-guará foi encontrado ferido durante um incêndio florestal em Formosa do Rio Preto, na Bahia. O animal, resgatado pela equipe do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), apresentava queimaduras graves nas patas e sinais de desidratação.
O filhote foi levado na quinta-feira (26/09), ao Parque Vida Cerrado, onde está recebendo cuidados. O estado de saúde do lobo-guará, que tem aproximadamente quatro meses, é estável.
Os incêndios que atingem Formosa do Rio Preto desde a última quarta-feira (25/09) mobilizaram brigadistas municipais para conter as chamas. Imagens feitas por drones mostram o fogo se alastrando por diversas partes da região.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o município foi o que mais registrou incêndios em vegetação na Bahia entre 1° de janeiro e 28 de setembro.
O trabalho dos brigadistas e moradores locais tem sido dificultado pela propagação rápida das chamas, que continuam destruindo grandes áreas de vegetação. Ainda não há uma estimativa sobre o total de hectares queimados.
Na Vila Coaceral, os focos de incêndio permanecem ativos, mas, até o momento, as áreas de plantio e as residências estão seguras.