“Clementinas”: Coletivo de mulheres do samba realiza ensaio aberto nesta sexta (28) em Feira de Santana 

Clementinas
Foto: Divulgação

Com o objetivo de fortalecer e fomentar o samba feito por mulheres em Feira de Santana e região, o Coletivo Clementinas, que reúne diversas artistas do samba local, realiza um Ensaio Aberto nesta sexta-feira (28), a partir das 20h30. A apresentação acontece na Varandinha Bar e Petiscaria, na Avenida Fraga Maia, a partir das 20h30.

Criado há pouco mais de três meses, o Coletivo parte de um convite especial para todas as mulheres do samba: cantoras, compositoras, instrumentistas, dançarinas e outras profissionais da cultura, arte e educação, que se identificam com a manifestação cultural e com os objetivos do grupo.

Além de contar com a presença das cantoras Karol Freitas, Denise Fersan e Jô Chagas, idealizadoras da proposta, a roda de samba recebe as artistas Amanda Novais; Beth Reis; Duda Lacerda; Islena Carolina; Jemima Silva; Kareen Mendes; Letícia Alexandra; Luana Reis; Vanessa Batista; e Victória Marques. O grupo conta, ainda, com Mari Falcão na produção e Isabely Seixas na fotografia e direção de arte.

No repertório escolhido para a noite desta sexta-feira, as artistas, que privilegiam canções escritas ou imortalizadas na voz de mulheres do samba, como Dona Ivone Lara, Beth Carvalho, Teresa Cristina e Mariene de Castro, ainda trazem músicas de Dorival Caymmi, Adoniran Barbosa, Caetano Veloso e Geraldo Pereira.

Segundo Karol Freitas, é um privilégio finalizar o Mês da Mulher com uma roda de samba totalmente feminina: “é extremamente significativo participar desse evento entre mulheres, em uma cidade em que as rodas e mesas de samba são compostas majoritariamente por homens”, afirma a cantora que reforça que, apesar de se tratar de uma roda de samba feminina, são bem-vindos públicos de todos gêneros e idades.

Show “Pérolas do Samba”

Primeiro ensaio aberto do coletivo, a roda também serve como prévia para o primeiro espetáculo do grupo, que acontece na próxima semana (5/04), no Teatro do Centro Cultural Sesc Feira de Santana – o show “Pérolas do Samba”, que homenageia veteranas do samba nacional e mestras do samba de roda da Bahia. A roda se destina, ainda, a arrecadar fundos para que as artistas possam custear gastos de produção do show mencionado.

Os ingressos antecipados para o show “Pérolas do Samba” já estão à venda na Bilheteria do Teatro e na plataforma Sympla. Para o Ensaio desta sexta-feira (28), na Varandinha, somente haverá cobrança do couvert artístico de R$ 10,00.

Coletivo Clementinas

Idealizado no final de 2024 por Karol Freitas, Jô Chagas e Denise Fersan, as Clementinas tem como objetivo principal fortalecer e fomentar o samba feito por mulheres em Feira de Santana e região.

Mesmo tendo feito parte ativamente do surgimento do samba e sendo essenciais para sua manutenção como patrimônio cultural imaterial, as mulheres muitas vezes sofrem uma espécie de apagamento histórico ou não têm o devido reconhecimento de sua real importância para o gênero musical. Em Feira de Santana, isso não acontece de forma diferente, onde o destaque nas mesas e rodas de samba quase sempre é dado aos homens e a participação feminina ainda é incipiente.

Com o objetivo de buscar essa retomada do protagonismo feminino no samba local, o coletivo traz em seu nome uma alusão à cantora Clementina de Jesus, a Rainha Quelé, que tanto contribuiu para a popularização do gênero em nosso país. O grupo também tem a finalidade de homenagear  e reverenciar outras mulheres, sambistas e sambadeiras, que, no decorrer dos anos, foram e ainda são tão importantes para escrever a história do samba.

Além das idealizadoras Karol Freitas, Jô Chagas e Denise Fersan, que atuam nos vocais, as Clementinas são Amanda Braga (percussão); Amanda Novais (percussão e violão); Beth Reis (percussão); Duda Lacerda (cavaquinho e voz); Iasmin Maria (percussão); Islena Carolina (voz); Jemima Silva (percussão e voz); Juliana Oliveira (voz); Kareen Mendes (voz); Letícia Alexandra (baixo e voz); Luana Reis (voz, violão e percussão); Maria Struduth (percussão e voz); Vanessa Batista (voz); e Victória Marques (violão, percussão e voz); Isabely Seixas (fotografia e direção de arte); Lucy Fagundes (produção); e Mari Falcão (dança e produção).

Serviço:

1° Ensaio Aberto do Coletivo Clementinas

Quando: 28 de março (sexta-feira), às 20h30

Onde: Varandinha Bar e Petiscaria – Av. Fraga Maia, n° 5355, Cidade Nova, Feira de Santana

Quanto: R$ 10,00 (couvert artístico)

Acompanhe em:

Instagram: @coletivoclementinas

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Back To Top