O ciclista Wesley dos Santos Souza, mais conhecido como Will Bala, natural de Feira de Santana e atualmente residente em Aracaju, Sergipe, conquistou o título de bicampeão de ciclismo de estrada ao vencer uma competição em Cuiabá, Mato Grosso. A competição ocorreu no último dia 13 de setembro.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Aos 46 anos, Will Bala continua se destacando no cenário nacional do ciclismo, agora como campeão da categoria Master B2, que abrange atletas de 45 a 49 anos.
Will contou ao Acorda Cidade, que começou sua trajetória no ciclismo aos 15 anos e, desde então, o esporte se tornou sua maior paixão. “Bicicleta sempre foi minha paixão. Já participei de mais de 500 corridas de bicicleta”, afirmou o atleta. Ele tem um currículo vasto no esporte, já tendo sido campeão baiano tanto no ciclismo de estrada quanto no mountain bike.
Sua trajetória no ciclismo
Will Bala contou que iniciou sua carreira em Feira de Santana, mas desde 2009 vive em Aracaju, onde trabalha como gerente em uma loja de bicicletas e é formado em educação física. “Aqui é uma cidade ótima para treinar. A cidade é plana e tem muitos lugares com asfalto para a prática do ciclismo”, explicou.
Entre suas conquistas, Will destacou o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de 2009, realizado em Senador Canedo, Goiás. “O primeiro título a gente nunca esquece. É um título nacional, todo mundo almeja conquistar aquela camisa de campeão brasileiro”, disse o atleta ao Acorda Cidade. Em 2019, ele já havia se consagrado campeão na categoria Master B1, para ciclistas entre 40 e 44 anos.
Além dos títulos nacionais, o feirense também possui outros feitos em sua carreira, como o terceiro lugar em duas edições do Campeonato Brasileiro e o quarto lugar no Pan-Americano de 2019, em Maringá, Paraná. “Já corri Copas Norte e Nordeste e fui campeão tanto na categoria master como na categoria elite”, ressaltou.
Desafios e treinamento
Ao longo de sua carreira, Will Bala enfrentou diversas dificuldades, especialmente a falta de patrocínio. “Sempre foi a falta de apoio, de patrocínio. Praticamente 90% é investimento próprio”, reclamou. Mesmo com essas barreiras, ele nunca deixou de perseguir seus objetivos. “Quando se gosta de uma coisa, é ir atrás dos seus objetivos e treinar.”
Sua rotina de treinos é intensa. Will disse ao Acorda Cidade que costuma treinar cinco vezes por semana, com treinos que somam entre 12 e 15 horas semanais. “Acordo cedo para treinar e depois vou trabalhar. A vida é bem puxada, regrada”, explicou o ciclista. Ele também segue um rigoroso planejamento físico, que inclui treinamento em academia e uma alimentação balanceada.
Bicampeão e mais conquistas
Com a vitória em Cuiabá, Will Bala se torna bicampeão brasileiro em duas categorias diferentes. “Agora me tornei bicampeão de ciclismo em outra categoria”, afirmou o atleta. Ele também compartilhou a importância dessa conquista em sua carreira e expressou o desejo de continuar competindo em alto nível.
Apesar dos desafios, Will Bala segue dedicando sua vida ao ciclismo, mantendo sua paixão pelo esporte e colecionando títulos ao longo de sua trajetória.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram