Na tarde de quarta-feira (15), uma forte tempestade atingiu o município de Brejões, no Vale do Jiquiriçá, no sudoeste baiano, provocando uma série de estragos. Segundo informações divulgadas pela Prefeitura, foram registrados mais de 100 milímetros de chuva em apenas uma hora.
O Hospital Municipal Joana Cajaíba de Andrade foi invadido pela correnteza, mas, segundo o diretor Milton Araújo, a parte clínica não chegou a ser afetada. Uma ala da enfermaria ficou alagada, e o portão da garagem precisou ser aberto para escoar a água e evitar o desabamento do muro da unidade.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
As informações foram divulgadas pelo Blog Marcos Frahm, parceiro do Acorda Cidade. Além do hospital, o prédio da Secretaria de Saúde também sofreu danos. Já no Estádio de Futebol Fábio Nogueira, o muro de proteção não resistiu à força da chuva e desabou.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito Ricardo Cerqueira e a vice-prefeita Joana Andrade demonstraram preocupação ao detalharem os impactos das fortes chuvas. Apesar dos danos materiais, não há relatos de pessoas desalojadas.
Ver essa foto no Instagram
A situação ocorre em meio a um momento delicado para o município. No último dia 9, a Prefeitura decretou estado de calamidade financeira, alegando grave comprometimento nas contas públicas. Entre as dificuldades mencionadas estão a falta de recursos para honrar compromissos básicos, como o pagamento da folha salarial de dezembro, responsabilidade da gestão anterior.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram