As eleições municipais estão se aproximando. Neste domingo, 6 de outubro, os eleitores irão às urnas escolher seus representantes para governar a cidade. Com a proximidade da eleição, o Acorda Cidade conversou com o chefe do cartório 156, Danilo Pereira, para responder algumas dúvidas.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Mudanças nos colégios eleitorais
O chefe do cartório eleitoral 156 informou ao Acorda Cidade que este ano ocorreram mudanças em algumas zonas eleitorais de Feira de Santana, a exemplo da 156, 155, 154. Segundo ele, uma lista completa com todas as mudanças será divulgada, mas os eleitores já podem fazer a consulta através do aplicativo e-título, do WhatsApp 71 3373-7000 ou do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Foi preciso fazer algumas mudanças de locais, seja por uma reforma, seja porque o prédio foi desativado. Quando fazemos essas mudanças, nós colocamos uma faixa nas escolas para que o eleitor que ainda não consultou o local onde vai votar, possa saber para onde foram as seções eleitorais daquele local”.
Quem não cadastrou a biometria pode votar?
A resposta é sim! De acordo com Danilo Pereira, todos que estão com título de eleitor regular podem votar, tendo biometria ou não.
Mesários
O chefe do cartório também falou sobre a função dos mesários e esclareceu como é feita a seleção. Segundo ele, a maioria dos mesários são voluntários e outros são escolhidos através do perfil no sistema do TSE.
“Tem pessoas que não podem ser mesários, como os candidatos, policiais militares, bombeiros militares, juízes, parentes de candidatos, representantes de partidos políticos que estejam na diretoria, gestantes, lactantes. Então depois que o sistema seleciona os perfis, nós fazemos uma triagem”, explicou.
Danilo Pereira destacou que o mesário é quem recebe e orienta o eleitor.
“O presidente de mesa é quem digita o título de eleitor e permite que ele possa ir até a urna para votar. Temos mais três pessoas além do presidente de mesa, que ocupam outras funções. Tem dois mesários que consultam o caderno de votação e temos um secretário que é quem fica na porta, recebe os eleitores, faz a triagem”.
Prioridade na votação
Sobre quem tem direito a prioridade na votação, o chefe de cartório informou que são as mesmas que têm preferência na maioria dos locais, como gestantes, idosos, lactantes, pessoas com deficiência física, visual, com dificuldade de locomoção, obesos, entre outros. Além disso, conforme explicou, existem algumas prioridades típicas da justiça eleitoral.
“São os mesários, coordenadores de local de votação, servidores da justiça eleitoral, juízes, promotores, enfim, pessoas que estejam trabalhando no processo eleitoral”, destacou Danilo.
Voto em trânsito
Nas eleições municipais não existe voto em trânsito. Danilo Pereira explicou ao Acorda Cidade que o voto em trânsito ocorre somente em eleições presidenciais. Segundo ele, em alguns casos é possível solicitar a mudança do local de votação, mas dentro do mesmo município.
“É possível que algumas pessoas que estejam em determinadas categorias, como pessoas com deficiência, possam ter solicitado previamente para votar em uma sessão mais próxima dela, mas dentro do mesmo município”.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram