Com a chegada altas temperaturas e o início do período de estiagem, a Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural de Feira de Santana (Seagri) está se preparando para intensificar o abastecimento de água em comunidades da zona rural que não possuem ligação com a Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa). Ao Acorda Cidade, o secretário da pasta, Alexandre Monteiro, informou que as equipes estão prontas para atender todos os pedidos de forma ágil, desde que as solicitações sejam registradas adequadamente. Segundo ele, nenhuma solicitação tem demorado mais que 72 horas para ser atendida.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Na zona rural de Feira de Santana, as áreas mais afetadas pela falta d’água, segundo o secretário, são os distritos de Jaguara, Bonfim de Feira e Tiquaruçu.
“Entramos agora no período de primavera e isso deve se agravar nos próximos meses. A Secretaria de Agricultura está preparada para atender todos os pedidos que chegarem ao nosso conhecimento. É necessário que as pessoas que não tenham ligação de água pela Embasa, porque, infelizmente, nessas áreas que a Embasa atende, a gente não pode atuar. Quem possui reservatórios deve buscar a Secretaria para fazer o cadastro. Eu preciso ter o cadastro dessas pessoas. Vou colocar num sistema e esse sistema se retroalimenta, ou seja, a gente coloca a água, ele faz o cálculo e marca o dia do novo abastecimento”, afirmou Alexandre ao Acorda Cidade.
Segundo ele, no mês passado, mais de 585 pontos de água foram abastecidos em Feira de Santana.
“Estamos atendendo num tempo hábil muito curto, em torno de 72 horas no máximo. Mas é necessário que a gente tenha o nome dessa pessoa cadastrado, com CPF, endereço e ponto de referência, para que o caminhão possa atender o mais rápido possível esses pedidos”, reforçou o secretário.
Apesar de algumas reclamações sobre burocracia no processo de solicitação, Alexandre Monteiro garantiu que o procedimento é simples e também pode ser feito via WhatsApp, pelo número (75) 99119-6153. As pessoas também podem ir diretamente à Secretaria.
“É simples e fácil. Se não quiser vir à Secretaria para fazer esse cadastro, que é simples, só o nome, CPF e o endereço, podem também ligar para a Secretaria através do WhatsApp e a gente faz o cadastro e a colocação da água. Não existe burocracia de forma alguma”, garantiu.
Alexandre também destacou o desafio que a Secretaria tem enfrentado ao lidar com localidades que são abastecidas pela Embasa, mas que, devido a problemas no sistema de fornecimento, têm enfrentado dificuldades com a falta de água.
“Agora estamos recebendo muitos pedidos de localidades que são abastecidas pela Embasa, que têm a ligação intra-domiciliar, mas que não estão recebendo água nas torneiras. Esse é um grande problema da zona rural de Feira de Santana, infelizmente, por conta das manobras no sistema de abastecimento. Mas estamos procurando uma forma de atender. Legalmente, a gente não pode atuar porque essas áreas já dispõem de água pela Embasa”, explicou o secretário.
Desde fevereiro, Alexandre Monteiro destacou que praticamente não houve reclamações sobre o serviço de abastecimento de água via caminhão-pipa em Feira de Santana.
“Nós estamos atendendo muito rapidamente. Desafio, inclusive, a encontrar um pedido de água em Feira de Santana que tenha demorado mais de 72 horas para ser atendido. Estamos fazendo uma operação extremamente responsável, dentro de um programa existente na secretaria, onde atendemos todos os distritos de Feira de Santana”, acrescentou.
A Secretaria de Agricultura está localizada na Rua Nacional, nº 149, no bairro Kalilândia.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram