Na manhã desta quinta-feira (26), a Base Comunitária de Segurança da Polícia Militar (BCS), localizada no bairro Rua Nova, em Feira de Santana, completou 10 anos de serviços prestados à comunidade.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Autoridades policiais estiveram na unidade para celebrar o momento, como coronel PM Antônio Lopes, do Comando de Policiamento Regional Leste (CPR-L).
O espaço foi inaugurado em 22 de setembro de 2014.
Ao Acorda Cidade, o major Fernando, comandante da 64ª CIPM, falou sobre a importância de implementar bases comunitárias para diminuir a criminalidade. Atualmente, eles contam com uma viatura 24h.
“Um dos objetivos é a diminuição dos índices de criminalidade e passar essa sensação de segurança para a população que está ao redor, no bairro onde foi implantada a base comunitária. Traz a sensação de segurança e, a população também percebe o policial ali, preocupado não só em fazer a segurança, mas também em dar aquele apoio, aquele acolhimento social à comunidade”.
Segundo o comandante, os índices de criminalidade do bairro Rua Nova estão dentro da normalidade. A presença da PM e os projetos desenvolvidos pela base são fundamentais para combater a violência para além da força ostensiva.
“Temos uma viatura que atende ocorrências e temos os projetos desenvolvidos junto à comunidade, justamente visando essa política de aproximação, para que a comunidade, além de se sentir segura, tenha a Polícia Militar como referência, participando com a comunidade nas ações sociais e em todos os projetos. Com isso, trazemos a população junto à PM, construindo uma relação de confiança, de credibilidade no serviço da Polícia Militar”, acrescentou o major Fernando.
Um dos fundadores da base, o capitão PM Victor Espírito Santo, foi homenageado na solenidade. Ao Acorda Cidade, ele destacou o sentimento por ser reconhecido pelo seu trabalho.
“A gente se dedica em nossa profissão, e obter esse reconhecimento dos colegas e da comunidade da Rua Nova é muito satisfatório, é engrandecedor, e nos deixa com aquela sensação de dever cumprido e de que devemos continuar trabalhando nesse mesmo caminho”.
O capitão foi o primeiro comandante da base, atuando entre 2014 e 2017. Para ele, foi um período de muito trabalho, mas também de crescimento pessoal e profissional, além da aproximação com a comunidade e com as identidades e culturas presentes no bairro.
“Pude ter a oportunidade de trabalhar e conhecer pessoas encantadoras e me apaixonar pela comunidade da Rua Nova, que é um celeiro cultural de artistas, de resistência. Representa muito essa questão da luta do povo negro na Bahia e no Brasil. Então, me sinto privilegiado por Deus e pelos profissionais, pelos comandantes que me confiaram essa missão de ser o primeiro comandante da Base Comunitária de Segurança da Rua Nova”, destacou capitão PM Victor.
O atual comandante da base, capitão PM Thauan Moraes, explicou ao Acorda Cidade que o atendimento da base cobre o bairro Rua Nova, mas também, se necessário, localidades adjacentes, conforme a orientação do comando. Ele destacou os principais desafios e os ganhos nesses 10 anos de implementação.
“No início, foram muitos desafios, e eles ainda continuam, principalmente em relação à criminalidade, mas nestes 10 anos reduzimos significativamente os índices de criminalidade, de homicídios e CVLIs. E também o grande ganho foi a aproximação da polícia com as pessoas, com o cidadão, com o morador da Rua Nova. Hoje temos uma relação muito boa com os moradores, que são nossos parceiros. Tanto que hoje iremos homenagear muitos que nos ajudam bastante nas suas ações sociais, nos projetos sociais, que colaboram com o serviço da polícia”.
A base não contempla apenas projetos sociais ou questões ligadas à segurança. O capitão destacou que o espaço tem se tornado um ponto de referência para a população que busca informações sobre diversos assuntos, como INSS, benefícios sociais, serviços do SAC, entre outros. O local oferece à comunidade uma sala que muitos moradores utilizam para realizar reuniões comunitárias.
“Fazemos sempre visitas a outros agentes da Rua Nova, como posto de saúde e escola, que nos trazem informações sobre as necessidades da população. Às vezes, já até fazem a orientação sobre uma questão de Maria da Penha ou maus-tratos contra crianças. Ficamos informados porque a população vem e fala”, destacou.
Ao longo dos 10 anos, houve diversos projetos com a comunidade, como inclusão digital, concurso de fotografia, Garota da Base, visitas de crianças aos quartéis para se aproximarem da Cavalaria e do Corpo de Bombeiros, ações importantes para fomentar a autoestima na comunidade.
“Ações para inspirar essas crianças a verem a profissão, não só do policial militar, mas também de outras áreas, como veterinário, engenheiro. A polícia trabalha todas essas inteligências também. Fazemos o Natal Solidário, voltado para os idosos”. Inclusive, a Campanha Fábrica de Brinquedos, a mais esperada, segundo o capitão, já foi lançada, com o objetivo de arrecadar brinquedos novos e usados para o Dia das Crianças.
As doações serão entregues às crianças no dia 11 de outubro na BCS. Cerca de 2 mil crianças serão contempladas com os presentes, além de um dia especial de diversão e brincadeiras.
“Vai ter pula-pula, animadores, professores de educação física que fazem atividades com as crianças. Temos parceiros que entregam sorvete, refrigerante, pipoca. Então, será um dia de alegria, antecedendo o Dia das Crianças”.
O capitão Moraes ainda destacou que a BCS está aberta à comunidade, mas ressaltou que a Polícia Militar está à disposição também através do número 190.
“O cidadão se torna parte da segurança com essa informação. Não precisa vir diretamente à base, temos o nosso 190, que é totalmente sigiloso. Liga, a guarnição da base, o policial que você já conhece pela integração estará de serviço e atenderá a ocorrência. Então, basta ligar para o 190. Não precisa vir diretamente à base”.
O comandante concluiu explicando sobre um novo projeto em parceria com o governo do estado, o Esporte para Toda Parte.
“O programa oferece gratuitamente aulas de futebol, capoeira e ginástica. As inscrições estão sendo feitas aqui na BCS. Está previsto para começar agora, depois das eleições. Então, convido toda a comunidade da Rua Nova e de bairros adjacentes. Por ser um programa do governo, Feira de Santana está convidada a participar”. As aulas serão nos turnos matutino e vespertino, de segunda a quinta-feira.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram