A partida entre Bahia x São Paulo, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, receberá a ação ‘Cadeiras Vazias’. Esta é uma iniciativa do Governo Federal por meio do Ministério do Esporte, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Associação Nacional das Torcidas Organizadas (Anatorg) e os principais clubes do futebol brasileiro.
O setor sudoeste da Arena Fonte Nova contará com 384 cadeiras vazias, cobertas com camisas de diversos times brasileiros. A ação faz alusão às consequências da violência nos estádios e arenas de futebol. O duelo entre tricolores será às 21h30 desta terça-feira (05).
Para além disso, a campanha reflete sobre racismo, homofobia, xenofobia, agressões contra a mulher e intolerância religiosa no âmbito esportivo. O número de cadeiras simboliza o total de vítimas fatais de violência no futebol entre 1988 e 2023, conforme levantamento do jornalista esportivo Rodrigo Vessoni.
O estádio é um espaço de socialização, acolhimento e boas memórias. O futebol precisa voltar a proporcionar essa experiência de maneira completa para as famílias. Mas, para isso, precisamos acabar com qualquer tipo de violência que se relacione com o esporte mais popular do planeta. O Bahia luta por isso já há algum tempo e vamos continuar assim”, destaca Raul Aguirre, CEO do Esporte Clube Bahia.
Parentes de algumas das vítimas fatais, depois de uma dolorosa ausência em estádios de futebol, estarão presentes no estádio da Fonte Nova para participar do ato simbólico pela paz.
Uma das cadeiras será simbolicamente ocupada por Tiago Valdevino, tio de Paulo Ricardo da Silva, torcedor do Sport, morto em 2 de maio de 2014, após o jogo entre os clubes Santa Cruz e Paraná, no estádio do Arruda, em Recife.
A vítima fatal, de 26 anos, foi atingida por um vaso sanitário lançado do topo da arquibancada para fora do estádio por um torcedor não identificado.
A partir desta quinta-feira (07), a campanha Cadeiras Vazias será impulsionada nas redes sociais com diversos conteúdos a serem compartilhados por atletas, ex-atletas, clubes, torcidas organizadas, influenciadores e outras personalidades.