Cinco pessoas foram resgatadas em uma operação de combate ao trabalho escravo na região oeste do estado. Entre as vítimas, um caseiro e quatro trabalhadores rurais, está um idoso de 70 anos que trabalha há 17 anos sem receber salário.
De acordo com o portal de notícias G1, o idoso trabalhava em uma chácara localizada entre os municípios de Barreiras e São Desidério. A operação, coordenada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), aconteceu entre os dias 5 e 8 de novembro, mas foi anunciada na segunda-feira (11).
Segundo o MTE, o idoso cuidava dos animais e da segurança da chácara, onde morava em condições precárias. A vítima era aposentada por invalidez, mas não tinha acesso aos valores, porque outra empregada da chácara ficava com o cartão do benefício.
Ainda de acordo com o G1, a casa destinada à moradia do trabalhador estava em péssimas condições de higiene e conservação. No local foram encontrados móveis quebrados, utensílios e outros materiais amontoados, além de teias de aranha, e um buraco na parede da sala que possibilita a entrada de animais como escorpiões.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
O MTE, identificou que o imóvel, não possuía instalação sanitária em condições de uso. O idoso realizava as necessidades fisiológicas no mato e tomava banho na área externa da residência. A Defensoria Pública da União (DPU) está dando assistência judiciária à vítima.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram