A Associação Mães de Filhos Autistas (Amfa), de Feira de Santana, está cobrando a liberação de uma verba por parte do Governo Municipal. A presidente da associação Kamylle Alves, explicou ao Acorda Cidade que essa verba, no valor de 100 mil reais, foi destinada pelo vereador José Carneiro.
“Passamos por todos os trâmites, fomos aprovados, e no dia 23 de setembro foi publicado no Diário Oficial para que essa verba fosse paga, mas até agora o dinheiro não chegou até a instituição”, afirmou.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Segundo a presidente, uma conta foi aberta, exclusivamente, para receber esse dinheiro, o que está prejudicando a instituição, já que a conta cobra taxas, porém a verba ainda não foi paga. “Se essa verba não for liberada, vai acabar negativando o CNPJ da nossa instituição, e a gente tendo que fechar as portas”, disse. Ela destacou que a instituição está cobrando apenas uma reposta do prefeito Colbert Martins.
“Tive várias vezes na Secretaria Municipal da Fazenda e sempre a mesma resposta, que está na lista do orçamento para pagamento e que só depende do prefeito. Se a verba já está liberada na tesouraria, já era para ter sido paga, então a gente quer saber o porquê ainda não recebemos, já que a gente teve custos, a gente teve que apresentar várias documentações que foram pagas, a gente fez todo o trâmite que foi pedido pela prefeitura”, disse.
Kamylle Alves explicou que o dinheiro foi destinado para a instituição em novembro do ano passado. A partir daí iniciou-se a tramitação de documentação, que foi finalizada no dia 26 de julho deste ano, e a publicação no Diário Oficial ocorreu no dia 23 de setembro.
Ela destaca que a instituição necessita do dinheiro para se manter, já que é uma entidade sem fins lucrativos e com profissionais que precisam receber. Além disso, como a sede não é própria, existe a despesa com o pagamento do aluguel.
“A gente só quer obter resposta. São 65 crianças que dependem dessa verba e se não for liberada, essas crianças podem ficar sem atendimento. São mães que precisam do nosso apoio porque o município não dispõe desses atendimentos. Essas crianças nunca tiveram assistência devida e a gente tem uma equipe multidisciplinar que corresponde a todo tratamento que as crianças necessitam”, afirmou ao Acorda Cidade.
A Associação Mães de Filhos Autistas (Amfa), está localizada Na Rua Gameleira, 923, Conceição II.
O que diz a Prefeitura de Feira de Santana
A Prefeitura de Feira de Santana esclarece que o pagamento referente à verba destinada à Associação Mães e Filhos Autistas (Amfa) está programado para ser realizado no mês de novembro.
O Governo Municipal reforça que conta com o Centro de Referência Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista Dr. Ildes Ferreira de Oliveira (CER – TEA). O equipamento, localizado na rua Itacarambi, no bairro Muchila, ao lado do Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira, oferece atendimento interdisciplinar e humanizado para crianças e pré-adolescentes de 3 a 12 anos incompletos, nas áreas de Saúde e Assistência Social, promovendo aprendizado, interação e desenvolvimento.
Para acessar o serviço, é necessário que a criança resida em Feira de Santana, tenha o cartão do SUS atualizado e esteja cadastrada no Cadúnico, comprovando situação de vulnerabilidade social. O encaminhamento é realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (Caps I). O funcionando é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram